O poder de ter poder

Artigo do professor Edison Andrades

Redação
Publicado em 04/09/2015, às 09h47

O ser humano, definitivamente, não nasce preparado para o poder. Quando este chega até nós, vamos lidando com ele desajeitadamente.  Alguns, de forma inata, adaptam-se melhor, outros nem tanto. O fato é que não temos uma escola que nos doutrine a exercer o poder.

Vamos refletir sobre o processo: em nossa infância, não temos poder sobre nada; tudo passa pelo crivo de um adulto que, mesmo tendo tanto poder sobre nós, por vezes, não o tem sobre si. Ao entrarmos na adolescência, descobrimos que nosso poder é extremamente limitado e condicionado a um grupo de normas e conceitos preestabelecidos, os quais, raramente, convergem com nossa vontade. É nesse momento que descobrimos o poder de ir contra. Mas tudo bem, afinal, essa é uma fase passageira, diz o “poder” das vozes mais maduras.

Tornamo-nos pais sem sequer termos deixado de ser filhos. Nossos filhos, no entanto, aguardam, a todo momento, nossa posição e condução frente a fatores indubitavelmente desconhecidos para eles e para nós. Transformamo-nos em cônjuges sem ainda entendermos o peso que essa transformação trará.

Como se não bastasse, ingressamos no mercado de trabalho e, como sinônimo de crescimento e ascensão nesse mercado, encontramos novamente o poder. Mas, desta vez, um poder sobre pessoas desconhecidas e, geralmente, similares a nós em idade e anseios. Por fim, ainda temos de conviver com uma certa angústia, pois logo percebemos que a escolha disso tudo não está sob nosso poder.

Contudo nos resta o poder de decidir: queremos esse tão famigerado poder? Se sua decisão foi sim, parabéns! Você escolheu um caminho cheio de responsabilidades, mas também repleto de gratificações; pois o homem, embora despreparado, foi criado para ter poder e usá-lo com sabedoria. Que assim seja!

Ah! E nunca se esqueça de incluir Deus em todos os seus planos.

Prof. Edison Andrades é escritor, palestrante e sócio da Reciclare Treinamento. www.facebook.com/professor.edison.andrades

Comentários

Mais Lidas