MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Marketing pessoal eletrônico

Professor Edison Andrades é escritor, palestrante e sócio da Reciclare Treinamento

Edison Andrades
Publicado em 19/03/2014, às 11h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A internet e seus derivados chegaram para ficar e já fazem parte de sua vida. Ninguém pergunta se você possui um e-mail. Perguntam qual é o seu e-mail. A internet contribui de forma muito relevante para a exposição de sua imagem, sobretudo em relação ao mercado de trabalho. A questão é se essa exposição será positiva ou negativa.

O ser humano adota alguns comportamentos ingênuos e simplórios, principalmente quando se encontra na condição de empregado. Saiba que, a todo momento, precisamos zelar por nossa imagem, ainda que estejamos seguros profissionalmente. A segurança profissional futura depende da estabilidade de seu marketing pessoal presente.

O marketing pessoal valoriza o ser humano em todos os seus atributos e características. Inclusive em sua complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Entretanto muitas pessoas usam mal o mundo virtual quando o fator preponderante é a sua própria imagem. Redes de relacionamento são usadas para projetar o lado pessoal e íntimo, ao invés de contribuir para a manutenção do marketing pessoal e o aumento da empregabilidade. Muitas organizações pesquisam redes de relacionamento para conhecer o perfil de seu candidato. Muitas também são as decepções experimentadas pelos selecionadores ao se depararem com alguns tipos de fotos, vídeos e brainstorming ali expostos.

Outra ferramenta pessimamente usada pelos internautas é o twitter. Pessoas criam uma gama fantástica de seguidores e, simplesmente, usam esse canal para expressar suas derrotas, desabafos e vontades ilícitas, empregando, ainda, palavras de baixo calão. Não sou contra a liberdade de expressão, mas não reclame das consequências que essa transparência toda trará a sua vida profissional. Cuidado com o Twitter! Já vi mensagens do tipo: “Hoje quero matar meu patrão”. Não sei se o patrão leu a mensagem, mas eu jamais indicaria alguém que deseja matar seu patrão (em outras palavras, matar serviço).

Chegamos então ao meio de comunicação virtual mais usado e banalizado de todos: o correio eletrônico. Mesmo que você não esteja procurando emprego, não esqueça seu network, sempre mantenha contato por meio de mensagens personalizadas, precisas e pessoais (Ex.: “Olá, fulano, como está? Faz tempo que não falamos! Como está a família, filhos? Aqui em casa está tudo bem. Mande notícias. Grande abraço.”). Simples e simpático.

Não peça nada e não atrase o dia de ninguém com mensagens lindas e grandes. Isso não faz parte do mundo dos que possuem influência no mercado.
Evite mandar “correntes eletrônicas”. Não adianta você escrever no corpo do e-mail: “Não costumo enviar este tipo de mensagens, mas esta é especial.” Quem não costuma enviar esse tipo de mensagem não envia.

Não mande convites para redes de relacionamento (orkut, facebook etc.). Quem desejar se filiar a essas comunidades fará sem a sua ajuda. Outro hábito que irrita seu destinatário está relacionado àquelas mensagens em que o remetente copia muitas pessoas em oculto, principal¬mente quando a sigla “Fwd” está presente no campo “assunto”. Essa sigla vem do termo inglês “Forward”, que significa reenviar ou retornar. A maioria dessas mensagens vai para o lixo eletrônico automaticamente. É como se você ligasse para alguém repetidas vezes para contar uma mesma piada. Sua intenção poderá ser a melhor, mas nem sempre ela será vista positivamente por seu destinatário.

Use a modernização eletrônica a favor de sua imagem virtual, para que ela não se torne uma arma letal contra sua imagem real.

Ah! E nunca se esqueça de incluir Deus em todos os seus planos.

Professor Edison Andrades é escritor, palestrante e sócio da Reciclare Treinamento. www.facebook.com/professor.edison.andrades



Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.