MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Marketing pessoal eletrônico

Em seu artigo semanal, o Prof. Edison Andrades fala sobre como usar a modernização eletrônica a favor de sua imagem virtual.

Redação
Publicado em 26/07/2010, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A internet e seus derivados chegaram para ficar e já fazem parte de sua vida. Ninguém pergunta se você possui um e-mail. Perguntam qual é o seu e-mail.


A internet contribui de forma muito relevante para a exposição de sua imagem, sobretudo em relação ao mercado de trabalho. A questão é se essa exposição será positiva ou negativa.


O ser humano adota alguns comportamentos ingênuos e simplórios, principalmente quando se encontra na condição de empregado. Saiba que, a todo momento, precisamos zelar por nossa imagem, ainda que estejamos seguros profissionalmente. A segurança profissional futura depende da estabilidade de seu marketing pessoal presente.


O marketing pessoal valoriza o ser humano em todos os seus atributos e características. Inclusive em sua complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Entretanto, muitas pessoas usam mal o mundo virtual, quando o fator preponderante é a sua própria imagem.


Redes de ralacionamento são usadas para projetar o lado pessoal e íntimo, ao invés de contribuir para a manutenção do marketing pessoal e o aumento da empregabilidade. Muitas organizações pesquisam redes de relacionamento para conhecer o perfil de seu candidato. Muitas também são as decepções experimentadas pelos selecionadores, ao se depararem com alguns tipos de fotos, vídeos e brainstorming (tempestade de ideias) ali expostos.


Outra ferramenta pessimamente usada pelos internautas é o twitter. Pessoas criam uma gama fantástica de seguidores e, simplesmente, usam esse canal para expressar suas derrotas, desabafos e vontades ilícitas, empregando, ainda, palavras de baixo calão. Não sou contra a liberdade de expressão, mas não reclame das consequências que essa transparência toda trará a sua vida profissional. Cuidado com o Twitter (pronuncia-se "tuíter"), trata-se de uma rede social que permite aos usuários enviarem e receberem atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"). Já vi mensagens do tipo: “hoje quero matar meu patrão...” Não sei se o patrão leu a mensagem, mas eu jamais indicaria alguém que deseja matar seu patrão (em outras palavras, matar serviço).


Chegamos então ao meio de comunicação virtual mais usado e banalizado de todos: o correio eletrônico. Mesmo que você não esteja procurando emprego, não esqueça seu network (rede de relacionamentos), sempre mantenha contato por meio de mensagens personalizadas, precisas e pessoais. (Ex.: “Olá, fulano, como está? Faz tempo que não falamos! Como está a família, filhos? Aqui em casa está tudo bem. Mande notícias. Grande abraço.”). Simples e simpático.


Não peça nada e não atrase o dia de ninguém com mensagens lindas e grandes. Isso não faz parte do mundo dos que possuem influência no mercado.


Evite mandar “correntes eletrônicas”. Não adianta você escrever no corpo do e-mail: “não costumo enviar este tipo de mensagens, mas esta é especial.” Quem não costuma enviar esse tipo de mensagem não a envia.


Não mande convites para redes de relacionamento (orkut, facebook etc.). Quem desejar se filiar a essas comunidades fará sem a sua ajuda.


Outro hábito que irrita seu destinatário está relacionado àquelas mensagens em que o remetente copia muitas pessoas em oculto, principalmente quando a sigla “Fwd” está presente no campo “assunto”. Essa sigla vem do termo inglês “Forward”, que significa reenviar ou retornar. A maioria dessas mensagens vai para o lixo eletrônico automaticamente. É como se você ligasse para alguém repetidas vezes para contar uma mesma piada. Sua intenção poderá ser a melhor, mas nem sempre ela será vista positivamente por seu destinatário.


Use a modernização eletrônica a favor de sua imagem virtual, para que ela não se torne uma arma letal contra sua imagem real.


Ah! E não se esqueça de incluir Deus em todos os seus planos.

Nosso espaço:

Visite-nos e fale conosco em www.edisonandrades.com.br e siga-nos no Twitter: profatendimento .



Veja também:


Nacional: Eleições geram 13,3 mil vagas temporárias

Grande SP: Guarulhos soma 3.959 oportunidades de emprego

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.