MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Quando o “não” quer dizer sim

“A negativa de hoje pode ser um simples prenúncio do sim que virá amanhã”.

Redação
Publicado em 10/01/2011, às 13h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Desde pequenos recebemos a palavra “não” como uma espécie de alimento em nosso dia-a-dia, inclusive, quanto menor a criança, maior é a intensidade da negação sobre ela. Para alguns pais nada pode, tudo é perigoso e pior, tudo é proibido. Para outros, a permissividade é exacerbada, o que os leva a perder o controle sobre seus filhos a ponto destes ditarem as regras da casa. Em psicologia, chamamos os nãos de castrações, ou seja, são interrupções da vontade, impedimentos na execução de desejos.

Independente do número de castrações adquiridas por um ser humano durante sua vida, o fato é que quase ninguém se sente confortável com um não. No mercado de trabalho, a frequência dessa palavra é bastante grande, enxergamos muitas injustiças organizacionais devido à falta de “visão super” por parte da supervisão. Daí bons colaboradores são mal aproveitados, enquanto outros, sem merecimento, ganham posição privilegiada.

Contudo o mais importante nessa história não é o “não”, mas a forma como os trabalhadores conseguem lidar com ele. Muitos agem sem sabedoria, partem rapidamente para o campo da revolta, consequentemente, juntam-se a outros militantes quando se deparam com algum tipo de impedimento à sua vontade e, com essa atitude, acabam piorando tudo. Basta a empresa não o promover em dia, mês e ano planejados, que o sujeito chuta tudo para o alto. Inconsequência! Saiba que a paciência também é uma virtude, inclusive uma das mais nobres dentre todas.

Outros não se revoltam em função, mas cometem um crime ainda pior: acomodam-se. De forma passiva, ajeitam-se em seus ninhos seguros e ali permanecem para sempre. Quando alguém os questiona sobre sua carreira, lamentam-se, rebaixam sua autoestima e murmuram: “deixa a vida me levar...”.

“Nem tanto ao mar, nem tanto a terra”. Que possamos buscar o equilíbrio desta equação, aguardando com sabedoria o momento do “sim” sem colocar tudo a perder quando a resposta for inversa. Por vezes, você seria o próximo à ascensão, mas é descartado devido a sua atitude imediatista e sua falta de sabedoria em esperar pelo crescimento enquanto se lapida para merecê-lo. “Frutas verdes ‘amarram’ a boca. Profissionais verdes ‘amarram’ os negócios”.

O que desejo salientar é que precisamos aprender a discernir os diferentes impedimentos vividos por todos nós, há aqueles que aparecem apenas como obstáculos a serem vencidos. Muita gente confunde um simples obstáculo com um sinal de desistência, estagnação de seus sonhos e isso também é insalubre. Quanto mais nos firmamos em nossos objetivos e metas, maior será nossa capacidade de diferenciar os dois lados do não. Vale lembrar que nem sempre uma resposta negativa é “um não” puro e simples, muitos “nãos” querem dizer sim. A negativa de hoje pode ser um simples prenúncio do sim que virá amanhã.

Ah! E não se esqueça de incluir Deus em todos os seus planos.

Professor Edison Andrades é escritor e palestrante. Seu site: www.edisonandrades.com.br.


Veja também:

Páscoa: Nestlé e Grupo CRM contratam 4,4 mil temporários

Telemarketing: gigantes do setor somam mais de 15 mil vagas no país

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.