MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Ano Novo, Emprego Novo. Vamos conferir?

Especialista prevê mais de 2 milhões de postos de trabalho para 2010!

Redação
Publicado em 13/01/2010, às 10h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Segundo dados da CNI (Confederação Nacional das Indústrias) no acumulado de 12 meses, a criação de empregos recuou de 2 milhões em outubro de 2008 para 468 mil em outubro de 2009, representando apenas 24% do que ocorria há dois anos. Portanto, observamos que, só no setor industrial, existe um potencial de reabertura de cerca de 1,5 milhão de postos de trabalho eliminados em decorrência da crise.

Por outro lado, o Sindicato da Construção de São Paulo, que mapeia a atividade nacionalmente, estima que haverá uma recuperação da construção civil, em ascensão desde julho de 2009. O setor contará com um novo ciclo de investimentos, passando dos atuais R$ 476 bilhões para R$ 625 bilhões, o que representa um aumento de 180 mil novos postos de trabalho.

No setor do agro-negócio, economistas prevêem a retomada da produção agrícola mundial e da demanda de alimentos, beneficiando os brasileiros com um incremento de até 52 mil postos de trabalho em 2010.

Finalmente e, juntando-se a todas essas estimativas, analistas de mercado prevêem que o restante do crescimento (e/ou recuperação) dos postos de trabalho em 2010 será liderado pelo setor de serviços. Haverá, ainda, repercussões bastante positivas no setor do comércio, puxado pelo ingresso de novos consumidores, principalmente das classes D e E, segundo projeções do Fecomércio de SP.

Por conta de tudo isso, existe uma expectativa de crescimento de mais de 2 milhões de postos de trabalho para 2010!

Há ainda a tendência de crescimento do mercado interno e de investimentos, do incremento de obras de infra-estrutura (incluindo PAC e geradas em função de Copa-2014 e Olimpíada-2016) e, pelo fato de 2010 ser um ano eleitoral, os especialistas projetam um crescimento de PIB da ordem de 5 a 6%.

Portanto, com todo esse clima de otimismo que se abre para nós nos primórdios de 2010, guardamos grandes expectativas de contratações e de movimentação das áreas de Recrutamento e Seleção das empresas em seus diversos setores de atuação.

Diante desse promissor cenário de emprego, só temos a desejar aos profissionais ativos (e/ou temporariamente disponíveis) do mercado de trabalho brasileiro, um Feliz Ano Novo e um Feliz Emprego Novo!

Fernando Montero da Costa é Diretor de Operações da Human Brasil (www.humanbrasil.com.br).

Veja também:


São Paulo: Allis recruta 200 para trabalho em circo

Santo André/SP: postos somam 200 oportunidades

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.