MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Carnaval 2023: empresas buscam contratações fixas ao invés de temporárias

Oportunidades para trabalho fixo registram alta de 46% em relação ao ano passado, enquanto vagas temporárias têm queda de 18% no período

Vagas de emprego no Carnaval 2023
Vagas de emprego no Carnaval 2023 - Agência Brasil
Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

douglas@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/02/2023, às 11h22 - Atualizado às 11h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um levantamento realizado pelo Empregos.com.br, portal de recolocação profissional do país, mostra uma importante mudança em relação à oferta de vagas de trabalho no período do Carnaval. As oportunidades temporárias, que tradicionalmente ganham força nesta época, apresentam neste ano queda de 18% em relação a 2022. Em contrapartida, o número de oportunidades de trabalho fixo está 46% maior.

“Este é um bom sinal. Significa que as empresas seguem com seus processos de contratação ativos, seja para substituir profissionais que se desligaram ao longo de 2022 ou para reforçar seus times para os novos projetos de 2023. Além disso, toda a contratação temporária tem potencial para se tornar fixa ao fim do ciclo”, afirma Tábata Silva, gerente do portal Empregos.com.br.

São 26.286 vagas abertas para trabalhos fixos nas áreas de hotelaria, serviços e comércio, setores tradicionalmente mais demandados durante o Carnaval. O número é o maior dos últimos cinco anos. Em 2022, para efeito comparativo, foram oferecidas 17.962 oportunidades para trabalho fixo nestes mesmos setores.

Emprego temporário no Carnaval 2023

Já com relação às oportunidades de emprego temporário, são 235 vagas abertas nos segmentos de hotelaria, serviços e comércio. Em 2022, já em um movimento de queda, foram abertas 287 vagas com este perfil, número bastante inferior às 2.228 vagas temporárias oferecidas no pré-carnaval de 2021, por exemplo.

Entre os setores que concentram maior volume de oportunidades de trabalho no pré-carnaval deste ano, destaque para serviços, com 12.629 vagas fixas e 84 temporárias. Comércio vem na sequência e soma 11.870 vagas fixas e 133 temporárias. Já hotelaria tem 1.788 oportunidades fixas e apenas 18 temporárias.

Para quem estiver interessado em tentar alguma destas vagas, a especialista Tábata Silva dá algumas dicas. “É importante manter o currículo atualizado, ressaltar experiências anteriores que o candidato teve nestas áreas e ser bastante comunicativo, uma vez que estes setores demandam um contato direto com o público”, explica.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.