Tudo Sobre

Concurso CAT

CAT bate marca de 228 mil vagas preenchidas

Centro inaugura mais uma unidade na capital e anuncia outras duas para 2010, além de vários postos “avançados”



Redação
Publicado em 03/11/2009, às 11h14

Nesta última quarta-feira, 28 de outubro, data em que foi comemorado o Dia do Funcionário Público, a Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo – SRTE (antiga Delegacia Regional do Trabalho), inaugurou a unidade do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT)  Avançado da Lapa, na rua Afonso Sardinha, 201, zona Oeste da capital. O equipamento veio somar-se a outro posto do CAT na mesma região e a mais quatro unidades, situadas nos bairros de Interlagos, Itaquera, Santana e Luz, assim como ao Posto Avançado Jabaquara, localizado na zona sul da capital.


“Hoje estamos inaugurando o Posto Avançado do CAT Lapa, em parceria com a SRTE, para podermos começar a oferecer o serviço de habilitação do seguro-desemprego. A partir de agora também faremos a intermediação entre as empresas cadastradas pela SRTE e os trabalhadores inscritos em nossos bancos de dados, já que eles têm as vagas e nós, os trabalhadores”, explicou o gerente da nova unidade, Ângelo Paes, durante sua inauguração.


Para o prensista e vigilante, Hélio Jesus de Oliveira, iniciativas como esta são importantes para quem procura uma oportunidade de emprego. “Moro em Osasco e apenas vim habilitar meu seguro-desemprego, mas já utilizo os serviços do CAT e, inclusive, estou aqui com uma carta de encaminhamento, para visitar uma empresa ainda hoje. Também me inscrevi em um curso de qualificação, na área de informática”, comenta Oliveira.


Já a auxiliar administrativa, Layla Loyola Porte, que também veio ao novo posto para habilitar seu seguro-desemprego, destacou o bom atendimento dos funcionários do CAT. “É a primeira vez que venho a um posto do CAT e pretendo fazer uso dos seus serviços para procurar emprego no começo do ano que vem. Gostei muito da agilidade dos funcionários”, afirma.


O CAT -
Desde o dia 22 de junho de 2005, data da fundação do primeiro posto do Centro de Apoio ao Trabalho (no bairro do Jabaquara), até o mês de setembro de 2009, seus postos de atendimento ao trabalhador já somam 227.778 vagas preenchidas. O número é até baixo se comparado à quantidade de vagas ofertadas diariamente pelos empregadores (cerca de 10 mil) e ao contingente de trabalhadores atendidos pelos postos até o mês passado (mais de um milhão de pessoas entre junho/05 e setembro/09), já que apenas 21,75% das oportunidades abertas são preenchidas, em parte graças à falta de qualificação e preparo dos candidatos com relação às exigências feitas pelo mercado.


O secretário municipal do Trabalho, Marcos Cintra, que esteve presente na inauguração do novo CAT, se diz bastante preocupado com este baixo nível de preenchimento das vagas. “Hoje o nível de desemprego nacional é de 7,7%, na região metropolitana se aproxima de 10% e este é um problema extremamente sério, porque ele ainda é concentrado em alguns setores: aqueles com mais de 40 anos e os com menos de 25 anos. Não adianta simplesmente cadastrarmos as pessoas em busca de emprego, se a qualificação delas não está adequada ao que o mercado necessita. Cada vez mais, com o progresso tecnológico, a capacitação é importante. Boa parte de nossa população desempregada possui baixíssimo nível de tecnologia e esta é uma das lacunas que tentamos preencher em nossos postos de atendimento”, afirma o secretário.


Qualificação
- Para tentar amenizar esse problema da falta de qualificação dos trabalhadores que procuram as unidades do CAT, Cintra anuncia novidades: “abriremos ainda em 2009, em todas as unidades do CAT, mais cinco mil vagas em cursos de qualificação, em várias áreas, como gastronomia, atendimento ao público, beleza etc. E no ano que vem estamos iniciando um projeto de capacitação de mais 10 mil pessoas, nas mais variadas áreas de atividade profissional. Os cursos acontecerão nas próprias unidades do CAT, em convênio com as subprefeituras e universidades que possuam espaços disponíveis para oferecimento deste trabalho”, revela o secretário.


Para levar estes serviços de intermediação de mão de obra, qualificação profissional gratuita e habilitação do seguro-desemprego a mais trabalhadores da capital, Marcos Cintra revelou, com exclusividade à reportagem do JC&E, os planos da Secretaria para o ano que vem: “temos projetos para abrir mais dois CATs [com estrutura maior], ambos na zona Leste de São Paulo, ainda durante o ano de 2010, além de um posto avançado [menor, mais próximo à residência dos trabalhadores] em cada subprefeitura. Já temos um posto avançado no Jabaquara e estamos abrindo este aqui da Lapa, ambos em parceria com o Ministério do Trabalho, mas os demais postos avançados poderão ser, inclusive, um trabalho autônomo da Secretaria, utilizando a estrutura das subprefeituras. Queremos trazer capilaridade ao nosso trabalho, facilitando o acesso aos nossos serviços por parte de toda a população”, adianta o secretário.


O JC&E divulga, periodicamente, as milhares de oportunidades de emprego reunidas pelos postos do CAT. Portanto, não deixe de acompanhar este jornal semanalmente e visitar os postos do Centro, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Anote os endereços:


• Zona Sul – Interlagos: av. Interlagos, 6.122; CAT Avançado – Jabaquara: av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2314;

• Zona Leste – Itaquera: rua Gregório Ramalho, 12;

• Zona Oeste – Lapa: rua Monteiro de Melo, 342; CAT Avançado Lapa: rua Afonso Sardinha, 201;

• Zona Norte – Santana: rua Voluntários da Pátria, 1553;

• Zona Central – Luz: av. Prestes Maia, 913.


Vale lembrar que para candidatar-se às vagas oferecidas é necessário sempre apresentar Carteira Profissional, RG, CPF, Título de Eleitor, certificado de escolaridade e comprovantes de cursos atualizados.

E para quem busca um emprego, BOA SORTE!!!!!

Cristiane Navarro Vaz/SP


Veja também:

Temporários: shoppings somam 6.400 oportunidades em SP

Riachuelo: rede de lojas vai contratar 700 temporários

CST: postos somam 3.400 vagas na zona Sul de SP

CST: posto Santo Amaro seleciona 80 para rede de supermercados

+ Resumo do Concurso CAT

CAT
Vagas: 10000
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

03/11/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas