MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Como conquistar uma vaga no mercado

Confira as principais dicas de como fazer a divulgação do seu currículo.

Redação
Publicado em 18/07/2008, às 17h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Currículo pronto. É hora de começar a busca por uma oportunidade no mercado. Essa é uma etapa que exige do profissional muita dedicação, paciência, perseverança e atitude, pois em alguns casos a procura torna-se cansativa e ineficaz.

De acordo com Gutemberg Macedo, presidente da Gutemberg Consultores, a procura por uma colocação profissional exige muita persistência. “Para vencer na vida é preciso ser persistente, não desistir nunca”, diz Macedo.

Ainda segundo Macedo, deve se lembrar, também, “que é muito importante preparar-se para a busca de uma vaga, identificando o que quer fazer exatamente e jogar todo o foco em cima disso e saber como vai falar sobre você”.

A procura deve ser diária. “Todo dia é dia de índio. É preciso dedicar-se de 10 a 12 horas por dia, durante seis dias na semana”, explica Macedo.

Quais caminhos seguir para iniciar a busca? Segundo Macedo, depende do nível de cada profissional.

Existem os seguintes processos para a divulgação do currículo: a internet, o contato com a empresa e a rede de relacionamentos.

Especialistas na área de coaching divergem se a internet é realmente o principal caminho. “A internet é um meio ineficiente, porque o resultado é de menos de 10%”, afirma Macedo. Já Regina Silva, diretora da Gyraser, empresa especializada em treinamento, gestão de carreira e coach, e Camila Mariano,  consultora de RH da Catho Online, dizem que a internet é um bom caminho, porque oferece resultados. “É um meio barato e rápido, pois em pouco tempo é possível encaminhar vários currículos”, explicam elas.

Mas eles concordam que a rede de relacionamento é um processo muito eficaz para conseguir-se uma oportunidade de emprego. “Hoje, 61% das recolocações profissionais são feitas pela rede de relacionamento”, diz Regina.

Veja como prosseguir em cada processo:


Contato com a empresa

Antes de ligar é preciso informar-se sobre o nome e o departamento do responsável pela área em que pretende ingressar. Informações em mãos, ligue e procure agendar um horário com o responsável para entregar o currículo. Se não for possível, deixe o material com alguém que se disponibilize a entregar para a pessoa da área.


Internet
Encaminhe o currículo no corpo do e-mail. Material enviado como anexo vai para o lixo, pois muitas vezes é identificado como spam. Só direcione o currículo para o responsável se souber o nome do mesmo, pois escrevê-lo errado é muito pior do que omitir. Procure cadastrar o currículo em sites que ofereçam alguns dias de serviço gratuito. Se preferir passe a assinar um deles e tenha o currículo sempre atualizado.


Rede de relacionamentos
Mantenha sempre contato com sua rede de relacionamentos, que são os amigos, parentes ou até mesmo conhecidos. Não peça emprego a eles, mas diga que está à procura de uma vaga no mercado e que se souberem de alguma coisa, comuniquem a você. Não mantenha uma rede por interesse, mas sim de forma com que você também possa contribuir.

Após percorrer um desses atalhos ou todos eles, aguarde um retorno. No entanto, esteja preparado para receber tanto sim como não.  E se por acaso tudo não sair como planejou, levante a cabeça e continue a procura. “Perdedor é aquele que desiste na primeira dificuldade, por isso, não desista, lute sempre”, diz Macedo.

Patricia Magalhães/SP
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.