Como se preparar para a entrevista de emprego

Confira algumas dicas de como se preparar antes e como se portar durante a entrevista de emprego.

Redação
Publicado em 28/07/2008, às 15h57

Fui chamado para a entrevista. E agora, o que devo fazer? Esse tipo de reação é comum, principalmente quando se deseja muito conquistar a vaga.

Segundo Camila Mariano, consultora de RH da Catho Online, é natural sentir-se inseguro, tenso, ansioso. “Nesse momento o ideal é manter a calma e preparar-se antes”, explica Mariano.

E para que você não faça feio na hora da entrevista e saiba impressionar o entrevistador, o presidente da Gutemberg Consultores, Gutemberg Macedo, dá algumas dicas essenciais de como se preparar. Ele ainda afirma que, seguindo-as, o candidato terá condições suficientes de apresentar-se preparado para a entrevista e obter um bom desempenho, garantindo assim a sua vaga.

“O primeiro passo é saber tudo sobre você e os itens de seu currículo. Depois é preciso informar-se sobre a filosofia e o perfil da companhia. Em seguida, deve-se ter conhecimento de como ocorrem os processos seletivos, e isso pode ser feito por meio da leitura de livros sobre seleção de profissionais. Por último, possuir uma boa visão de mercado da empresa em que pretende atuar”, explica Macedo.

Nesses dias que antecedem a entrevista também nos questionamos sobre quais perguntas iremos ter que responder. Pensando nisso, a diretora da Gyraser, empresa especializada em treinamento, gestão de carreira e coach, Regina Silva,  nos apresenta algumas das perguntas que poderão ser feitas a você durante a avaliação do selecionador. Confira:

• Qual o seu objetivo de vida a longo e curto prazo?

• Onde você gostaria de estar daqui a 10 anos?

• Quais são suas realizações mais importantes?

• Quais seus pontos fortes e fracos?

• Por que você escolheu esta empresa e o que você sabe sobre ela?

• Quais lições que seus pais passaram que contribuiu para o seu progresso?

• Qual o último livro que você leu?

• Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?

• Por que você acha que devemos contratá-lo?

• O que você acha do seu chefe anterior ou atual?

• Por que você foi demitido da outra empresa? (no caso de demissão)

• Quanto tempo necessita para trazer uma contribuição para a nossa empresa?

Logo, para fazer uma excelente entrevista e conquistar a vaga, seja sempre você. Não decore as respostas, pois passará ao entrevistador a imagem de alguém inseguro e que não sabe o que quer.

Mas não pense você que é só isso. O estilo de roupa que você se apresenta para a entrevista também faz a diferença, pois os entrevistadores estarão de olho no seu jeito de se vestir. Por isso, quando for para a entrevista, use sempre roupas de tons sóbrios. No caso dos homens, camisa e calça sociais são sempre bem-vindas. Já para as mulheres, o tailleur é a roupa considerada mais adequada. Ainda para as mulheres, o excesso de maquiagem e acessórios não é bem visto por eles. Pode-se usar, mas não exagere. Também é importante não se atrasar, ter paciência, não fumar, não falar demais, não mascar chiclete e desligar o aparelho celular.

Chega então o momento. O que fazer durante a entrevista? Lembre-se que você já se preparou e por isso não há motivo para se sentir inseguro. Ao entrar na sala, cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme. Durante o processo de seleção, olhe sempre nos olhos dele e deixe a entrevista se desenvolver naturalmente, respondendo às perguntas de maneira tranqüila. Com relação ao salário, só pergunte quando for questionado sobre ele.



Patricia Magalhães/SP

Comentários

Mais Lidas