MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Como se preparar para as entrevistas de estágio e trainee

Confira quatro dicas da especialista Jéssica Gondim, da Companhia de Estágios, para se sair bem nas entrevistas de estágio e trainee e conquistar a vaga dos seus sonhos

Como se preparar para as entrevistas de estágio e trainee
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/12/2023, às 15h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Para conseguir uma vaga de estágio ou trainee, é preciso passar por diversas etapas de seleção, que podem incluir testes online, dinâmicas de grupo, entrevistas individuais ou coletivas, painéis com gestores, entre outras. Essas etapas têm o objetivo de avaliar o perfil, as competências, os conhecimentos e as habilidades dos candidatos, além de verificar se eles estão alinhados com a cultura e os valores da empresa.

Por isso, é muito importante se preparar para as entrevistas de estágio e trainee, pois elas são uma oportunidade de mostrar o seu diferencial, o seu potencial e o seu interesse pela vaga. 

Neste artigo, você vai conferir quatro dicas da especialista Jéssica Gondim, gerente de projetos da Companhia de Estágios, empresa de recrutamento e seleção de jovens aprendizes, estagiários e trainees, para se destacar nas entrevistas e aumentar as suas chances de sucesso.

1 - Prepare-se com antecedência

Antes de ir para uma entrevista, é fundamental pesquisar sobre a empresa, sua cultura, seus valores e seus projetos. Uma forma de fazer isso é seguir a empresa no Linkedin e se conectar com o recrutador. Assim, você demonstra interesse pela vaga e pode encontrar pontos em comum que facilitem a conversa.

2 - Treine sua apresentação pessoal

Um dos aspectos mais avaliados em entrevistas é a forma como você fala sobre si mesmo. Por isso, é importante ter autoconhecimento, evitar clichês e dar exemplos concretos das suas habilidades e competências. Uma dica é gravar um áudio ou vídeo e pedir a opinião de pessoas da sua confiança. Outra é cronometrar a sua fala para se adequar ao tempo disponível.

3 - Zele pela boa comunicação

Durante os processos seletivos, é essencial manter uma boa comunicação com os recrutadores, seja por telefone, email ou redes sociais. Seja cordial, educado e claro nas suas mensagens. Se tiver algum imprevisto ou precisar desistir de alguma etapa, avise com antecedência e justifique sua decisão. Isso mostra que você é responsável e comprometido.

4 - Seja organizado

Para não perder nenhum prazo ou compromisso, é recomendável usar agendas virtuais e lembretes. Além disso, ao agendar uma entrevista, peça o contato do recrutador e confira o link ou o endereço do local. Se for online, teste sua câmera e seu microfone antes. Se for presencial, considere o tempo de deslocamento e os possíveis imprevistos. Chegar atrasado ou não comparecer pode prejudicar sua imagem e suas chances de conseguir a vaga.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.