Saiba como se destacar em entrevistas para cargos de liderança com estas seis dicas essenciais
Receber uma ligação de um profissional de RH ou headhunter é motivo de felicidade para muitos executivos e líderes, porém, a ansiedade logo toma conta. De acordo com Lúcio Daniel, sócio da EXEC, empresa especializada na seleção e desenvolvimento de altos executivos e conselheiros, muitos executivos para cargos de liderança não se preparam adequadamente para entrevistas, o que pode comprometer suas chances de sucesso.
O especialista observa que em 90% dos casos, os executivos chegam despreparados, seja por causa de uma rotina agitada ou por deixar tudo para a última hora.
Dicas para se sair bem na hora da entrevista:
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O perfil do líder passou por grandes mudanças nos últimos anos, especialmente após a pandemia. O trabalho remoto e a saúde mental em destaque modificaram o estilo de liderança, agora mais empático, aberto e inclusivo. É importante que o líder tenha habilidades para lidar com a diversidade geracional e possa engajar times que trabalham online.
Outro aspecto importante é a habilidade do líder em lidar com profissionais da geração Z, que chegam ao mercado de trabalho com uma ansiedade maior. O líder deve ser capaz de transmitir segurança, oferecer oportunidades de desenvolvimento e criar um ambiente confortável para esses jovens profissionais.
Daniel também aponta que as empresas cometem erros nos processos seletivos de posições de liderança. Muitas vezes, há um foco excessivo nas capacitações técnicas do candidato, negligenciando a avaliação das soft skills, como a visão estratégica e o comportamento.
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