MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Confira as áreas profissionais que seguem em alta no mercado de trabalho para 2024

Descubra as áreas profissionais que devem se destacar em 2024, impulsionadas pela tecnologia, digitalização e mudanças no mercado de trabalho

Confira as áreas profissionais que seguem em alta no mercado de trabalho para 2024
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/12/2023, às 17h16

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

À medida que 2023 se aproxima do fim, o mercado de trabalho tem passado por transformações significativas, impulsionadas principalmente pelo rápido avanço da tecnologia e pela digitalização de processos. A evolução da Inteligência Artificial (IA) abriu novos horizontes, surpreendendo muitos e levando a um maior destaque de algumas áreas profissionais, cujo protagonismo deve continuar em 2024.

Segundo André Freire, sócio diretor da EXEC, uma empresa especializada na seleção e desenvolvimento de altos executivos e conselheiros, a introdução dessa tecnologia, juntamente com a crescente necessidade de lidar e analisar dados de forma mais profunda, está gerando novas demandas de trabalho nas empresas.

André destacou e comentou algumas áreas que se destacaram este ano e que devem continuar em alta em 2024:

Tecnologia da Informação (TI) e Inteligência Artificial (IA)

Há uma alta demanda por profissionais de tecnologia, incluindo especialistas em segurança cibernética, engenheiros e cientistas de dados, desenvolvedores de software e especialistas em segurança.

Saúde Digital

A pandemia promoveu grandes transformações na saúde, incluindo o fortalecimento da telemedicina, a criação de aplicativos de saúde e a adoção de ferramentas para aumentar a análise de dados, permitindo que muitos diagnósticos sejam feitos via IA. É uma área em ascensão e deve continuar se expandindo.

Energias Renováveis

A busca por maior sustentabilidade em vários setores da indústria mantém os profissionais de engenharia ambiental, energia solar e eólica em alta.

Ciência de Dados e Analytics

Atualmente, muitos setores, como o financeiro, precisam contratar cientistas de dados e profissionais especializados em Analytics para aumentar sua capacidade de extrair insights valiosos dos dados e agregar valor a eles, oferecendo produtos e serviços cada vez mais personalizados aos seus clientes.

Cibersegurança

Com o aumento do tráfego de dados, principalmente com movimentos como o Open Finance, a necessidade de investir em segurança nunca foi tão urgente, já que os ataques estão ficando cada vez mais sofisticados. Isso torna a área de cibersegurança crítica e eleva a busca por especialistas em proteção de dados.

Saúde e Bem-estar

Áreas relacionadas ao bem-estar, como fitness, nutrição e produtos e serviços voltados para o envelhecimento da população podem ser promissoras, devido ao aumento da expectativa de vida das pessoas e a uma maior preocupação com o cuidado com a saúde e a adoção de um estilo de vida mais equilibrado. Profissionais especializados nessas áreas terão bastante espaço no mercado de trabalho.

Logística e Suprimentos

Outra área que foi bastante impactada com a pandemia foi a de logística e suprimentos, impulsionada pelo crescimento do comércio eletrônico e a globalização. Aumentar cada vez mais o nível de eficiência desses processos continuará sendo uma prioridade.

Educação Online e Tecnologia Educacional

Aqui também podemos citar o papel da pandemia como catalisador da digitalização da educação, impulsionando o crescimento da educação online e a evolução das tecnologias educacionais. A aceitação de modelos de aprendizagem remota tende a ser cada vez maior.

Biociência e Biotecnologia

Todos os dias nos deparamos com notícias que reforçam os avanços obtidos em pesquisa e desenvolvimento de novos insumos e medicamentos para tratar doenças como o câncer, por exemplo, algo que pode impulsionar oportunidades profissionais nesse setor.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.