MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Confira dicas 7 dicas INCRÍVEIS para evitar o Burnout

Conheça sete dicas essenciais para evitar o burnout relacionado ao estresse financeiro. Aprenda a realizar um planejamento eficaz, estabelecer metas, cortar gastos supérfluos e cuidar da saúde mental

Homem sofrendo pressão
Homem sofrendo pressão - Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/08/2023, às 17h06

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Pesquisas apontam que mais de oito em cada dez brasileiros enfrentam situações de burnout, ou esgotamento, relacionadas ao trabalho e às finanças. A falta de dinheiro, associada ao estresse causado pelo excesso de ligações em vídeo e a alta carga de trabalho, contribui para o cenário preocupante. 

Consciente dessa realidade, o especialista em finanças e CEO da plataforma de orientação financeira n2, André Barreto, apresentou para o JC Concursos sete dicas para ajudar a minimizar as chances de contribuir para essa estatística.

+Processo seletivo do Grupo GR oferece vagas de trabalho no interior de São Paulo

Planejamento financeiro detalhado

O primeiro passo para evitar o estresse financeiro é criar um orçamento detalhado. Registrar todas as receitas e despesas mensais é fundamental para entender para onde o dinheiro está sendo direcionado. Um planejamento financeiro eficiente oferece previsibilidade e reduz a incerteza, ajudando a traçar um caminho mais seguro para a saúde financeira.

Estabeleça metas financeiras

Definir objetivos claros e realistas é essencial para manter o foco financeiro e evitar gastos desnecessários. Estabeleça metas como eliminar dívidas ou iniciar investimentos. Para aqueles que ainda não têm metas definidas, é importante criar um fundo de emergência para cobrir despesas essenciais em caso de imprevistos.

+Novo processo seletivo da Porto oferta mais de 60 vagas de emprego

Corte gastos supérfluos

Quem enfrenta problemas financeiros precisa cortar gastos supérfluos temporariamente. Identifique despesas não essenciais que podem ser reduzidas ou eliminadas, e evite gastos impulsivos. Comparar preços antes de fazer compras e negociar preços em serviços também são estratégias valiosas.

Aprenda a negociar e pesquisar

Negociar preços na hora da compra é uma forma inteligente de gastar com mais responsabilidade e evitar armadilhas financeiras. Aprenda a negociar não apenas em compras, mas também em contas de serviços públicos e seguros, por exemplo. Pesquisar e comparar preços podem gerar economias significativas ao longo do tempo.

Informe-se sobre educação financeira

Conhecimento é poder quando se trata de finanças. Procure informações sobre educação financeira por meio de livros, cursos, palestras e outros recursos. Quanto mais informado estiver, mais embasadas serão suas decisões financeiras.

Cuidado com a saúde mental

Além do planejamento financeiro, é essencial cuidar da saúde mental para evitar o burnout. Pratique atividades que reduzam o estresse, como meditação e exercícios físicos. Relaxe a mente em relação a questões financeiras para descansar o cérebro.

+Inscrições para o processo seletivo Syngenta vão até o final de setembro

Busque ajuda profissional

Não hesite em procurar ajuda de profissionais, como consultores financeiros ou terapeutas especializados em questões financeiras, caso enfrente dificuldades significativas ou se sinta sobrecarregado. Um planejamento financeiro bem orientado é sinônimo de uma vida mais estável e tranquila.

+++Acompanhe as principais informações sobre Empregos no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.