MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Construção civil deve impulsionar a geração de empregos em 2023

Além das vagas na construção civil, a pesquisa mostrou que metade das empresas pretendem aumentar o número de funcionários a partir do ano que vem

Construção civil deve gerar empregos em 2023
Construção civil deve gerar empregos em 2023 - Divulgação
Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

douglas@jcconcursos.com.br

Publicado em 10/03/2023, às 11h48 - Atualizado às 13h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com projeções otimistas para o ano de 2023, a construção civil promete ser uma das maiores impulsionadoras da geração de empregos no Brasil. No Paraná, não é diferente. De acordo com uma pesquisa do Sinduscon-PR, sindicato que representa a categoria no estado, só em Curitiba e Região, a construção civil deve empregar cerca de 4 mil pessoas.

A pesquisa mostrou ainda que metade das empresas sediadas no Paraná pretendem aumentar o número de funcionários a partir do ano que vem. A pesquisa analisou os dados e concluiu que o otimismo do setor está relacionado a diminuição dos custos de materiais e à retomada dos incentivos federais para a construção de imóveis com função social.

Com mais de 260 mil m2 em obras contratadas na região sul do país em empreendimentos residenciais, comerciais e industriais, a Rottas Construtora prevê a contratação de cerca novos colaboradores. O CEO da Rottas, Paulo Rafael Folador, confirma os dados da pesquisa e afirma que 2023 deve ser um ano de crescimento para o setor: “A construção civil chega em 2023 com muita força. A demanda por imóveis já está maior e nossa atividade vai aumentar nos próximos meses. O setor é muito importante para a retomada na geração de empregos do país”, conclui.

A pesquisa anual do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná aponta que 70% dos empresários têm intenção de aumentar o nível de atividade em 2023. Entre eles, 15% têm intenção de lançar novos empreendimentos imobiliários e 39% já têm pelo menos um lançamento programado. A construtora está com vagas abertas em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina e Araucária.

Confira dicas para entrevista de emprego

Considerada um dos momentos mais decisivos do processo da seleção profissional, a entrevista de emprego oferece ao recrutador a possibilidade de conhecer as habilidades técnicas e comportamentais do candidato, além de saber o que o concorrente espera da organização e de que forma poderá contribuir para o alcance dos objetivos da empresa. Por outro lado, o entrevistado tem a chance única de fazer uma boa apresentação pessoal, o que poderá colocá-lo à frente dos demais que disputam a vaga.

A principal recomendação para o candidato é apresentar-se de forma positiva, expondo com clareza suas habilidades e evidenciando seus objetivos profissionais. Geralmente, as companhias esperam que o postulante possua as competências para a vaga solicitada e, é no momento da entrevista, que essa qualificação será avaliada.

Antes da entrevista, a dica é pesquisar sobre as missões e valores da empresa e fazer uma lista de perguntas que poderão ser feitas pelo entrevistador para tentar respondê-las. Outro ponto determinante é relacionar seus pontos fortes e fracos, procurando soluções para minimizar os desfavoráveis. Além disso, é fundamental buscar informações sobre a vestimenta adequada para o ambiente em questão e o acesso ao local da entrevista, evitando chegar atrasado.

Na hora da entrevista, seja transparente e responda de forma tranquila, sem mentiras ou exageros. Tente apontar os pontos fortes e fracos de maneira sincera e especifique as qualidades para o cargo desejado, sem exceder quanto ao seu potencial. Também é importante evitar falar mal da empresa ou dos colegas com quem trabalha ou trabalhou e, em hipótese alguma, coloque no currículo ou crie histórias que não poderão ser comprovadas.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.