MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

CPM Braxis prevê gerar 1,2 mil vagas no país

Sobram oportunidades no setor em várias regiões do Brasil.

Redação
Publicado em 27/03/2009, às 15h24

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Inúmeras oportunidades de emprego efetivo em várias localidades do país que não são preenchidas facilmente. Este ainda é o cenário encontrado no setor de Tecnologia da Informação (TI).

Questionado sobre porque sobram vagas nesse segmento, mesmo diante de um cenário de crise, Alexandre Ullmann, gerente de Recursos Humanos da CPM Braxis, diz que alguns fatores como, por exemplo, a falta de pessoas qualificadas, acabam dificultando o preenchimento de todas as vagas disponíveis hoje no mercado. “Entre essas barreiras está a deficiência na formação dos profissionais, que acabam tendo que recorrer a estágios e programas de incentivo corporativo para complementar seu desenvolvimento. Outro ponto negativo é o baixo número de profissionais que dominam a língua inglesa”, explica o executivo.

Para este ano, a estimativa da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) é de que sejam geradas cerca de 120 mil vagas em todo o país, sendo 80 mil para o mercado interno e outras 40 mil para o externo (serviços de terceirização).

De acordo com Sergio Sgobbi, diretor-executivo da Brasscom, em qualquer panorama, o setor de TI tem um crescimento grande. “Por exemplo, em um cenário de crise, a perspectiva de crescimento é de 20% ao ano. Um número considerado positivo, já que, em 2008, o segmento crescia 40%”, afirma.

Como o setor encontra dificuldades de preencher as vagas, Sgobbi garante que há empresas que buscam jovens sem experiência, mas ressalta: “É fundamental que ele tenha alguma vocação para a área”.

Alexandre também afirma que se a pessoa acredita que tem aptidão na área de TI, para a empresa vale a pena investir.

Na área, são oferecidas oportunidades para vários níveis de escolaridade. Segundo Sgobbi, em geral, é preciso possuir curso técnico.

Visando suprir essa falta de profissionais no mercado de TI, as empresas vêm implementando algumas alternativas como cursos de qualificação e/ou treinamento. “Às vezes, o profissional tem um bom domínio da língua inglesa, mas não tem tanto conhecimento assim na área de TI, neste caso compensa investir nesse funcionário para que ele também seja um bom profissional em TI”, explica Ullmann.

Quanto ao valor da remuneração para o setor, segundo Sgobbi, a média inicial é de R$ 2,4 mil. “Em alguns casos, a remuneração pode ultrapassar o valor de R$ 10 mil por mês”, diz.

Já o gerente da CPM Braxis preferiu não mencionar o valor do salário oferecido, porque disse que este varia de cargo para cargo e também de região para região.

Vagas – E você, leitor, que achou que a matéria não iria trazer oportunidades no setor, se enganou.  Agora, a equipe do JC&E revela quais os planos de expansão, para este ano, da CPM Braxis, empresa prestadora de serviços na área de Tecnologia da Informação (TI), de outsourcing de aplicações, soluções de infraestrutura e soluções de negócio.

Segundo Alexandre Ullmann, gerente de Recursos Humanos, a empresa pretende abrir 1,2 mil oportunidades distribuídas pelas suas 13 unidades, nas seguintes localidades: São Paulo (SP), Barueri (SP), São José dos Campos (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Pato Branco (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória (ES).

Para quem já deseja se candidatar, atualmente, a empresa tem 350 vagas abertas para vários níveis e cargos. “A maior concentração das oportunidades está no Estado de São Paulo”, diz Ullmann.

Cargos – Em geral, a empresa busca profissionais para os cargos de programador, analista de sistema, analista de desenvolvimento, gerente de projetos e consultores de tecnologia. “Do total de vagas, 70% são destinadas aos níveis Júnior e Pleno, 15% para níveis Sênior e especialistas e outros 15% para gestores.

Quanto ao perfil do candidato, Ullmann diz que varia muito de acordo com a vaga procurada.

Seleção – O processo seletivo realizado pela empresa consiste em entrevista com o pessoal de Recursos Humanos e com os gestores da área contratante.

Como se candidatar – Para participar da seleção, os interessados devem cadastrar o currículo pelo site www.cpmbraxis.com, clicando nos links “Carreira” e “Oportunidades”.

Patricia Magalhães/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso TI

TI
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Operacional
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

27/03/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.