MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Currículo ainda é passaporte para garantir uma entrevista de emprego?

Especialista na seleção de talentos destaca que o currículo ainda é uma das principais ferramentas para conquistar o emprego

Currículo ainda é passaporte para garantir uma entrevista de emprego?
Freepik

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/08/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Apesar do avanço das técnicas de recrutamento e seleção e redes sociais profissionais, como o LinkedIn, o currículo ainda segue como um passaporte para participar de entrevistas de emprego. Haja vista que o documento contém as principais informações pessoais e profissionais dos candidatos.

A equipe do JC Concursos conversou com David Braga, CEO da Prime Talent Executive Search e especialista na seleção de talentos, para dar dicas de como fazer um currículo interessante para apresentar para as empresas.

“Usualmente, currículos bem organizados, com linguagem direta e um layout agradável reportam a uma pessoa que tem esmero e atenção a detalhes, além de senso estético. A maneira como ele é escrito revela, inclusive, traços e elementos que indicarão sua forma de comunicação”, observa Braga.

O especialista ainda explica que o currículo é porta de entrada, pois é o primeiro contato entre o candidato e a empresa. Ainda que o currículo esteja disponível em sites de procura de vagas, impresso em papel, criado em aplicativos de design ou mesmo em redes sociais com foco profissional. 

“O currículo precisa apresentar quem você é. Se houver erros de ortografia, por exemplo, com certeza, a percepção será de que, no mínimo, o candidato não é tão atento à qualidade. Ao elaborar seu currículo, tenha atenção também ao formato minimalista demais, super objetivo e com poucas informações. Tendem a indicar, geralmente, que pertencem a alguém com comunicação reduzida e pouca articulação”, ensina.

Deste modo, David destaca que o currículo deve ter um relato preciso e detalhado, mas de forma clara, coesa e com dados quantitativos e qualitativos. “Quando você investe tempo na elaboração desse conteúdo, ele serve como um roteiro para contar um pouco sobre a sua história. E ninguém melhor do que você para relatar sua trajetória profissional, não é mesmo?”, diz Braga.

Emprego: Seja claro e conciso

Uma das principais dicas do CEO da Prime Talent Executive Search é ser conciso nas descrições das atividades. Ele ressalta que é melhor apresentar os resultados conquistados com a sua experiência ao invés de descrever o que fazia na empresa anterior. 

“Isso é o mais o relevante, ou seja, o “como” e, não tanto, o “quê”. Assim, você poderá contextualizar qual cenário encontrou ao chegar à área, de que maneira atuou e com quantos colaboradores trabalhou, se tiver feito gestão de pessoas, por exemplo”, acrescenta.

Com isso, Braga cita um famoso ditado popular: “Tamanho não é documento”. Deste modo, não se preocupe em preencher o currículo com menções inúteis. 

“Não precisa falar que sabe outros idiomas, como italiano, mandarim ou espanhol, se estiverem no nível básico. Mas é aconselhável explicitar em que nível está quanto à fluência na língua inglesa, muito valorizada no mundo corporativo”, diz David Braga, acrescentando que, nesse caso específico, se você tiver nível básico e a posição necessitar de fluência, você e o entrevistador não perderão tempo.

Essa prática também é válida para o Pacote Office (Word, Excel e Power Point) e internet, que são pedidas em diversos cargos.

“Em pleno 2022, é o mínimo que um profissional precisa saber. Como você pode perceber, o currículo tem que ser direto e elegante, com informações precisas. Lembre-se de que juntamente com o seu, estarão vários outros. Portanto, a grande pergunta é: por que chamar você para a entrevista? Dessa forma, já comece a se mostrar relevante pelo seu currículo”, conclui o headhunter.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.