MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Curso de Libras gratuito para crianças e adolescentes em SP: saiba como se inscrever

O Governo de SP oferece 40 vagas para o curso de Libras online e gratuito para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. As inscrições começam no dia 2 de janeiro

Curso de Libras gratuito para crianças e adolescentes em SP: saiba como se inscrever
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/12/2023, às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Você quer aprender a se comunicar com pessoas surdas usando a Língua Brasileira de Sinais (Libras)? Se você tem entre 10 e 17 anos, essa é a sua chance de participar de um curso de Libras online e gratuito oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo.

O curso de Libras é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), que visa ensinar a língua oficial das pessoas com deficiência auditiva no Brasil.

O curso tem duração de 40 horas, sendo 30 horas de aulas ao vivo pela plataforma Zoom e 10 horas de atividades extras. O conteúdo programático é adaptado para a faixa etária dos alunos e aborda temas como alfabeto manual, cumprimentos, condições climáticas, expressões específicas, sentimentos, números, animais, núcleos, materiais escolares, calendário, família, localidades, meios de transporte e verbos.

O objetivo do curso é habilitar crianças e adolescentes sem deficiência auditiva a se comunicarem com as pessoas com deficiência auditiva que vivem no estado de São Paulo, de acordo com os índices da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Contudo, pessoas com deficiência, seja auditiva ou outras, também podem se inscrever.

Qual é a importância do curso de Libras?

O curso de Libras é uma forma de promover a inclusão social e a acessibilidade das pessoas surdas em todas as esferas da sociedade, especialmente nas escolas, que hoje atendem muitos alunos surdos na perspectiva da educação inclusiva.

Ao aprender Libras, crianças e adolescentes podem construir pontes sólidas de comunicação e entendimento com as pessoas surdas, além de ampliar seus conhecimentos culturais e linguísticos.

O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, destaca a importância dessa iniciativa:

Ao enfatizar a importância dessa iniciativa, confirmamos que investir no aprendizado da Libras para esse público é construir pontes sólidas de comunicação e entendimento. A continuação desse projeto, apenas reforça o compromisso desta gestão em proporcionar um futuro mais inclusivo e consciente para todos”.

O coordenador dos cursos de Libras da SEDPcD, Edilson de Andrade, explica que o curso Teens tem a intenção de facilitar a comunicação de pessoas surdas em todas as esferas: “A iniciação precoce de crianças ouvintes em Libras tem o potencial de facilitar a inclusão e proporcionar ambientes mais inclusivos”.

Como se inscrever no curso de Libras?

O curso de Libras é gratuito e oferece 40 vagas para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. As inscrições começam no dia 2 de janeiro, às 10h, e devem ser feitas pelo site pessoacomdeficiencia.sp.gov.br.

As aulas começam no dia 4 de janeiro e terminam no dia 8 de fevereiro, sempre às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h. É necessário o uso de câmera durante as aulas. Para obter o certificado de participação, é preciso ter frequência mínima de 75% das aulas ao vivo, e atingir média final 5,0 ou superior.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.