MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

dataRain capacita mulheres para o mercado de TI com o programa Girls In Cloud

A dataRain, uma das principais parceiras da AWS na América Latina, já formou 180 mulheres em tecnologia com o programa Girls In Cloud, que visa fomentar a inclusão e a capacitação de profissionais do gênero feminino no setor de TI

dataRain capacita mulheres para o mercado de TI com o programa Girls In Cloud
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/03/2024, às 11h32

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) é um dos que mais cresce e demanda profissionais qualificados no Brasil e no mundo. No entanto, esse setor ainda apresenta uma grande disparidade de gênero, com apenas 20% dos cargos ocupados por mulheres e 11% delas em posições de liderança. 

Para mudar essa realidade, a dataRain, uma empresa brasileira 100% orientada à computação em nuvem e uma das principais parceiras da AWS na América Latina, tem investido em iniciativas de inclusão e capacitação de mulheres em tecnologia.

Uma dessas iniciativas é o programa Girls In Cloud, realizado em parceria com a WoMakersCode e a AWS, que já formou 180 mulheres em cursos de cloud computing, machine learning, big data e outras áreas relacionadas à TI. 

As participantes do programa, que deve abrir inscrições para a segunda edição no próximo semestre, estão aptas a concorrer a vagas em qualquer empresa de tecnologia, inclusive na própria dataRain, que tem 30% de colaboradoras em seu quadro geral, sendo 41% delas em posições de liderança.

A Marketing Lead da dataRain, Rafaela Trapp, responsável pelo programa, explica que o objetivo do Girls In Cloud é fomentar a diversidade e a equidade no setor de TI, que historicamente apresenta uma cultura excludente e desfavorável para as mulheres. “Identificamos que isso também se deve à falta de redes de apoio e oportunidades de mentoria específicas para este público. Por isso, criamos um programa que oferece não apenas conteúdo técnico, mas também orientação profissional, networking e acesso ao mercado de trabalho”, afirma.

Além da formação, o Girls In Cloud ainda tem se dedicado a facilitar o ingresso das participantes no mercado de TI, que irá demandar 797 mil talentos até 2025 no Brasil. Em parceria com a AWS e a Wipro, foram disponibilizadas vagas exclusivas para as alunas, permitindo que elas participassem com prioridade em processos seletivos. “Esses esforços não apenas beneficiam as mulheres envolvidas, mas também fortalecem o mercado de maneira geral, promovendo uma cultura de colaboração e inovação. Com uma visão clara e compromisso firme, estamos pavimentando o caminho para um futuro mais inclusivo e equitativo no setor de tecnologia”, ressalta Rafaela.

Para a executiva, é preciso começar a mudar a cultura e incentivar as mulheres a conhecerem esse universo e buscarem formação. E o papel da empresa é fundamental. 

“Com programas como esses, as pessoas, independentemente de seu gênero, conseguem ter acesso às mesmas oportunidades e podem se beneficiar de forma equânime da tecnologia. Isso inclui o acesso igualitário a dispositivos, infraestrutura e serviços digitais, bem como a capacitação e o desenvolvimento de habilidades da área para mulheres e meninas”, diz.

Sobre a dataRain

A dataRain, membro premiado da AWS Partner Network (APN), é uma empresa 100% orientada à computação em nuvem com experiência real, com foco em inovação e transformação digital. Atua fortemente nos setores de Serviços Financeiros, Saúde, Farma, Biotecnologia, Educação e Pesquisa, Governo, Energia e Utilities e Agronegócio. Ostenta cerca de 200 certificações oficiais AWS entre os membros da equipe.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.