Contribuintes já podem acessar a declaração pré-preenchida do IR 2025 com informações parciais. Entenda o que já está disponível, prazos e como verificar seus dados para evitar erros
Apesar do anúncio de um atraso até abril, a Receita Federal disponibiliza, desde ontem (17), a declaração pré-preenchida do IR 2025 (Imposto de Renda) em formato parcial.
O recurso, que costuma ser lançado junto ao início do prazo de envio, foi impactado pela greve dos auditores-fiscais, mas já está acessível para consulta e ajustes pelos contribuintes.
Na versão atual, é possível importar dados da declaração do ano anterior (como identificação e endereço) e conferir informações de rendimentos de 2024, obtidas por meio de documentos como:
Segundo a Receita, até 1º de abril, novos dados serão incorporados à plataforma, como:
LEIA TAMBÉM
O envio da declaração deve ser feito até 30 de maio, sob risco de multa para quem não for obrigado a declarar e fizer o envio fora do prazo.
A Receita reforça a necessidade de conferir todos os dados pré-preenchidos com documentos físicos (holerites, extratos, comprovantes). Em caso de divergências, o contribuinte deve ajustar as informações manualmente.
Quem utilizar a declaração pré-preenchida e enviar o documento ainda em março terá prioridade no recebimento da restituição. A expectativa é que 46,2 milhões de declarações sejam entregues em 2025 – um aumento de 6% em relação a 2024.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsempregostraineesMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.