MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Deputado do PT propõe limitação dos ganhos do salário mínimo acima da inflação

Projeto do governo propõe novos limites aos ganhos do salário mínimo acima da inflação. Entenda os detalhes

Deputado do PT propõe limitação dos ganhos do salário mínimo acima da inflação
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/12/2024, às 16h46

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governo federal, por meio do Ministério da Fazenda, enviou à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4614/24, que visa ajustar as despesas relacionadas ao salário mínimo aos limites do arcabouço fiscal.

A proposta, assinada pelo líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), busca manter o ganho real do salário mínimo acima da inflação, mas dentro de um intervalo de 0,6% a 2,5%.

Atualmente, o salário mínimo é reajustado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. Em 2025, por exemplo, seria considerada a variação de 2,9% do PIB de 2023. 

Com a nova proposta, o limite do arcabouço fiscal será aplicado até 2030, o que resultará na redução de despesas atreladas ao salário mínimo, como benefícios previdenciários, seguro-desemprego e abono salarial.

O governo justifica a medida como importante para eliminar as incertezas que afetam os preços dos ativos da economia brasileira, garantindo resiliência ao regramento fiscal e maior espaço fiscal para despesas discricionárias com fortes efeitos multiplicadores, como os investimentos públicos.

Além do ajuste no salário mínimo, o projeto inclui outras medidas:

Cadastro Biométrico

Obrigatoriedade de cadastro biométrico para manutenção, renovação e concessão de benefícios, com atualização em no máximo 24 meses para benefícios ligados ao CadÚnico. Para famílias de uma só pessoa, a inscrição e renovação deverão ser feitas na residência.

Proagro 

As despesas do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) observarão a disponibilidade orçamentária.

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Ajuste no conceito de família para apuração da renda para acesso ao BPC, incluindo cônjuge, pais, irmãos, filhos e menores tutelados. Vedação de dedução de rendas não previstas em lei e revogação da dedução de outros benefícios recebidos por membros da família. 

O BPC não será concedido a quem possuir bens e direitos acima do limite de isenção da declaração anual, atualmente fixado em R$ 800 mil. Para pessoas com deficiência, será necessário estar incapacitado para o trabalho e para uma vida independente, com registro do código CID (Classificação Internacional de Doenças).

Bolsa Família

O Executivo fixará um índice máximo de famílias formadas por uma só pessoa e poderá alterar os parâmetros para permanência no programa.

Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF)

Os recursos do FCDF serão corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e não mais pela variação da receita.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.