MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Desenho de Projetos: conheça a carreira!

Conheça a profissão de Desenho de Projetos, as oportunidades no mercado de trabalho e mais detalhes sobre a área. O JC Concursos inicia um especial sobre carreiras

Desenho de Projetos exige formação técnica
Desenho de Projetos exige formação técnica - Divulgação

Ricardo de Oliveira | jrloliveira@jcconcursos.com.br
Publicado em 24/07/2019, às 11h24 - Atualizado às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O JC Concursos inicia uma série especial sobre carreiras, com o intuito de ajudar estudantes antes de escolher qual profissão seguir, como funciona a área de atuação desejada e as oportunidades no mercado de trabalho. Boa leitura!

Desenho de Projetos: Habilitar profissionais para atuar em planejamento e desenvolvimento de projetos de produtos e serviços, elaborando desenhos, leiautes, maquetes e protótipos. Esse é o objetivo do curso Técnico em Desenho de Projetos.

"Essa modalidade está voltada para o setor metal-mecânico e, também, oferece ênfase na parte comportamental e de gestão. O curso tem a duração de quatro semestres letivos, com uma carga horária de 1.600 horas/aula, já incluso um estágio supervisionado obrigatório de 400 horas", afirma Mário Sérgio Alonso, coordenador do curso Técnico em Desenho de Projetos da Escola Senai Suíço-Brasileira, em São Paulo.

De acordo com o educador, o estudante que quer seguir nessa carreira precisa gostar de desenho técnico, ter visão sistêmica para saber desenvolver racionalmente projetos e produtos. "Conhecer os softwares destinados às aplicações do segmento desta área, para melhor desenvoltura profissional e ter iniciativa para encarar desafios de novos produtos completam o perfil", ressalta Alonso, que cita algumas das disciplinas desse curso, casos de Desenho Técnico, Matemática, Informática, Desenho Assistido por Computador (CAD), Manufatura Assistida por Computador (CAM), Processos de Fabricação, Gestão pela Qualidade, Logística, Custos Industriais e Projetos.

Desenho de Projetos: conheça a área de atuação

O formado no curso Técnico de Desenho de Projetos atua como profissional em planejamento, desenvolvimento de projetos de produtos e serviços, elaborando desenhos de acordo com normas e especificações técnicas. Para tanto, utiliza-se de instrumentos, ferramentas e recursos de informática, executando cálculos, especificando materiais, representando graficamente as formas e as dimensões do produto.

O profissional desse segmento encontra campo em indústrias mecânica, de material de transportes, de construção, metalúrgica, eletroeletrônica, dentre outras. "Ele atua em setores ligados ao desenvolvimento de dispositivos, ferramentas de corte dobra e repuxo, moldes plásticos, máquinas etc.", relata o coordenador do Senai.

Desenho de Projetos - carreira exige concentração e paciência

Carreira de Desenho de Projetos

Para Alonso, o início da carreira se dá por meio da realização de estágio, para que o candidato possa ser efetivado na área, tendo a oportunidade de ser um profissional atuando como Técnico em Desenho de Projetos.

"A atualização neste setor tem que ser constante, conhecendo novas ferramentas como software de CAD/CAE/CAM, que auxiliam no desenvolvimento rápido e preciso dos diversos e complexos produtos lançados no mercado. O aluno não pode parar de estudar e deve estar sempre informado sobre os lançamentos das novas tecnologias no segmento", enfatiza o educador, que finaliza: "durante o estágio, o aluno conta com uma ajuda de custo em torno de dois salários mínimos e, após a conclusão do mesmo, pode chegar a obter vencimentos na faixa de até 10 salários, dependendo da empresa e do desempenho do profissional".

Saiba como seguir a carreira

No Senai SP são oferecidas diversas habilitações, incluindo o curso de Desenho de Projetos, ministrado em várias unidades, entre elas a Escola Suíço-Brasileira, localizada no bairro de Santo Amaro.

Para ingressar nesse e em outros cursos do Senai SP, o aluno deverá obter aprovação no Processo Seletivo da instituição. O próximo deverá abrir inscrições a partir do dia 2 de abril.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

15/03/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.