Tudo Sobre

Concurso Pesquisa

Dia das Mães: 23 mil temporários podem ser contratados

A indústria é o setor com maior índice de contratação (67%). Normalmente é o primeiro segmento a recrutar temporários. Contudo, o resultado traz um número 28% menor que o do ano passado



Douglas Terenciano
Publicado em 07/04/2016, às 11h47

O Dia das Mães, que será comemorado no próximo dia 8 de maio, deve abrir 23 mil vagas temporárias em todo o país, segundo pesquisa encomendada pela Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt) e pelo Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem) ao Centro Nacional de Modernização (Cenam). O resultado traz um número 28% menor que o do ano passado.

A indústria é o setor com maior índice de contratação (67%). Normalmente é o primeiro segmento a recrutar temporários. Em seguida: comércio (12%); entretenimento e lazer (6%); feiras e eventos (6%); limpeza, portaria e serviços (5%) e hotelaria (4%).

Os homens devem preencher 56% das vagas disponíveis e as mulheres 44%. Pessoas com idades entre 22 e 35 anos têm chance maior de contratação. “O contingente de desempregados aumentou muito, o que significa mão de obra qualificada disponível. Dependendo da função a experiência anterior será um diferencial no momento da seleção”, explica Vander Morales, presidente da Fenaserhtt e do Sindeprestem.

A expectativa é de que apenas 2% dos temporários terão chance de efetivação, após o termino dos contratos. Diante do cenário econômico atual, sob o impacto do conturbado momento político, o trabalho temporário figura como uma importante ferramenta de gestão empresarial e geração de renda. “As empresas demitiram para conseguir permanecer no mercado e precisam de mão de obra para pequenos períodos, como os que antecedem datas comemorativas. Para o trabalhador é uma oportunidade de renda, qualificação e recolocação profissional”, diz Joelma de Matos Dantas, gerente jurídica das entidades responsáveis pela pesquisa.

Primeiro emprego

O Dia das Mães pode ser a primeira oportunidade profissional para 1.600 jovens. Somado aos trabalhadores remanescentes da Páscoa, este número chega a 3.100 contratações.     

As funções mais requisitadas de acordo com os dados são: vendedor / promotor de vendas (49%), atendimento (26%), balconista (18%), repositor (3%), fiscais de loja / caixa (2%), telemarketing (1%) e embaladores (1%).

Já a expectativa de permanecia dos temporários ficou de 61 a 90 dias (53%), de 31 a 60 dias (44%), menos de 30 dias (1%) e acima de 91 dias (2%).

Perfil

O perfil desejado pelas empresas é de trabalhadores com idade entre 22 a 35 anos (87%), seguido por candidatos acima de 36 anos (8%) e de 17 a 21 anos (5%).

A preferência será por profissionais com ensino médio completo (54%), ensino fundamental completo (38%), ensino técnico (5%) e nível universitário (3%).

Além disso, os empregadores valorizam candidatos com experiência (79%), facilidade para trabalhar em grupo (29%) e dinâmicos (22%).

Pesquisa

A pesquisa foi feita com 381 empresas de regiões do Estado de São Paulo – Capital, Grande São Paulo, interior e litoral e demais Estados da Federação, sendo companhias de grande porte (7%), de médio porte (51%) e de pequeno porte (42%).

+ Resumo do Concurso Pesquisa

Pesquisa
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior, Não informado
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

07/04/2017 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas