MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Cinco dicas para se destacar nos programas de trainee

Cada vez mais concorridos, veja recomendações para os jovens talentos conseguirem bons resultados nos processos seletivos

Douglas Terenciano
Publicado em 27/08/2015, às 10h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Programas de trainee atraem jovens profissionais por geralmente oferecer bons salários, oportunidade de rápido crescimento na carreira e experiência em vários departamentos da empresa. Com todos esses chamativos, a concorrência também é alta. A consultora Manoela Costa, gerente executiva da Page Talent, unidade de negócios dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees, lista cinco dicas valiosas para quem quer se sair bem nos processos seletivos. 

“Mesmo com o cenário econômico atual mais duro e competitivo, as empresas continuam apostando bastante nos programas de trainee. Formar bons profissionais é ainda uma das políticas de atração e retenção de muitas empresas e esse tipo de programa desperta o interesse de quem está no início da carreira. Os jovens candidatos que pretendem disputar essas vagas precisam estar antenados com o mercado e conhecer bem as empresas que estão oferecendo vagas para trainees”, avalia Manoela.

Curiosidade intelectual

É necessário que o candidato tenha a curiosidade para buscar mais informações sobre as empresas, ir muito além daquelas que estão disponíveis nos processos. Ler notícias sobre a companhia, segmento de atuação e checar as redes sociais podem ser um caminho interessante.

Humildade

Os jovens precisam ter em mente que serão inseridos em ambiente novo e diferente do habitual. Neste caso, é imprescindível ter humildade para ouvir os mais experientes e conseguir desenvolver um bom trabalho. Afinal, serão cobrados por isso.    

Senso crítico

Possuir a capacidade de questionar e analisar de maneira inteligente e racional as tarefas que forem submetidos, além de ter a ambição de buscar e dar sempre seu melhor desempenho.

Resiliência

Saber lidar com o sentimento de frustração e ter a capacidade de adaptação em algumas situações adversas fazem o jovem adquirir resiliência na vida profissional e pessoal. Esse quesito é muito valorizado no mundo corporativo.  

Autoconhecimento

Saber falar de si mesmo, da sua trajetória, histórias, seus valores e ambições futuras é fundamental não só para os candidatos a trainee, mas para qualquer profissional do mercado de trabalho. Ter em mente o plano futuro após a realização do programa pode ser um diferencial.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.