MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Emprego digital é a nova tendência no mercado; ENTENDA

Segundo pesquisa, o emprego digital pode gerar milhões de reais para a economia brasileira

Trabalho digital pode fazer a diferença na economia
Trabalho digital pode fazer a diferença na economia - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/01/2023, às 08h56 - Atualizado às 08h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Movimento Brasil Competitivo (MBC) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizou uma pesquisa intitulada como “Transformação digital, produtividade e crescimento econômico”. De acordo com o estudo, os empregos formais vem perdendo espaço para os empregos digitais.

Segundo a pesquisa, em cinco anos o número dos empregos digitais teve um crescimento de 4,9% quando comparado às outras ocupações. Esses números são um reflexo de como os profissionais conseguem se adaptar e reinventar diante às mudanças socioeconômicas e as crises. Além disso, é apontado que as remunerações estão acima da média e uma maior produtividade no trabalho. 

Crescimento nas ofertas de trabalho

De acordo com a pesquisa, nos últimos cinco anos, a oferta digital no Brasil teve um crescimento de 5,7%, enquanto no mercado norte-americano o crescimento foi de 7,1%.  Além disso, se o mercado ofertasse mais empregos digitais, seria possível gerar um crescimento de mais de R$ 400 bilhões na economia brasileira, de acordo com o relatório.

Porém, a mão de obra qualificada ainda é um desafio. O setor produtivo e o governo já sabem da importância da transformação e os impactos que isso causaria na economia. Mas a dificuldade em conseguir mão de obra qualificada é um dos problemas que impedem esse avanço. 

Por isso investir na qualificação desses profissionais é importante, além de mantê-los atualizados e capacitados. É necessário promover iniciativas de inovação para causar um destaque maior, principalmente no mercado nacional e internacional. Ainda segundo o estudo, investir na educação básica e inclusiva, estimulando as ciências, tecnologia, engenharia e matemática evidenciaria ainda mais o potencial brasilerio. 

É necessário pensar em iniciativas e alternativas para a formação dos profissionais e ainda apoiar parcerias que tenham interesse em aumentar estas ofertas, como cursos de formação, atualização, qualificação e capacitação. 

A pesquisa mostra que a transformação digital para o Brasil é o caminho para ter um ganho produtivo e ampliar o crescimento econômico do país. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.