MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Empresas apostam no coaching para alavancar resultados

O processo é conhecido por ajudar os profissionais a extrair o melhor de si mesmos em prol de metas e objetivos

Redação
Publicado em 11/09/2015, às 11h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A disputa por um emprego torna-se cada vez mais acirrada, principalmente em um período de crise como o que estamos vivendo. Mas, se de um lado a procura é grande, do outro, as empresas encontram certa dificuldade em encontrar profissionais qualificados e que sejam comprometidos com o que fazem. Por causa disso, cada dia mais as organizações apostam em formas de gestão que abordem o desenvolvimento de seus colaboradores em relação ao perfil técnico e comportamental, pois compreendem a necessidade de valorizar as pessoas para alavancar seus resultados.

Atualmente, uma das ferramentas mais utilizadas no desenvolvimento de pessoas é o coaching, que funciona como um treinamento para que o indivíduo consiga extrair de si mesmo suas melhores qualidades e usá-las em prol de um determinado objetivo, seja ele em uma empresa ou no âmbito pessoal.

De acordo com a especialista Mara Suassuna, o maior capital das organizações é o ser humano e é nele que a empresa deve investir. O método trabalha com o autoconhecimento e, diferente de um mentor, o coach – pessoa responsável por aplicar o coaching – oferece suporte para o indivíduo mudar o que almeja e o auxilia no direcionamento de suas atitudes.


Cadastre seu currículo por 7 dias gratuitos para concorrer a vagas de emprego

No Brasil, a técnica vem sendo cada vez mais utilizada pelas organizações para alcançar melhores índices de desempenho entre seus colaboradores. De acordo com uma pesquisa feita com seis mil profissionais de 12 países pela empresa global de recrutamento Robert Half, 77% dos profissionais brasileiros entrevistados apontam a aplicação do coaching pelo gestor direto como uma estratégia que melhora os resultados no trabalho. Nos outros países que participaram do estudo, o dado foi menor: 55% dos profissionais acreditam na eficácia do método.

Analisando o ranking da Great Place To Work (GPTW), que identifica as melhores empresas para se trabalhar, economistas perceberam que as organizações situadas nas melhores colocações são também as que obtiveram excelentes resultados de negócios. Isso mostra que investir no bem-estar do colaborador pode impactar diretamente nos resultados organizacionais.

Pesquisas mostram que organizações estão buscando com mais frequência o desenvolvimento das habilidades e competências de seus funcionários por diferentes meios. A partir dessa necessidade, o coaching surge como uma metodologia inovadora para auxiliar no desenvolvimento humano.

O coaching é uma metodologia que utiliza de técnicas focadas em conhecimentos amplos de gestão e produtividade, fornecendo ao gestor ferramentas eficazes de aprimoramento e desenvolvimento das lideranças no contexto das organizações.

Em entrevista, a psicóloga organizacional e coordenadora do MBA Master Coach do Instituto de Pós-Graduação (IPOG), Mara Suassuna, explica que a metodologia “auxilia o indivíduo a despertar o seu potencial máximo rapidamente e produzir resultados mais satisfatórios na vida pessoal e profissional”. Confira!

O que é o coaching?
Mara Suassuna -
O coaching é uma metodologia de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de novas habilidades, aprimoramento de competências, melhoria nas relações e comunicação interpessoal, desbloqueio de crenças limitantes para definição de metas e alcance de resultados planejados. O coaching contribui para o aprendizado e amadurecimento emocional, tomada de decisão, planejamento de ação, definição de tarefas e de estratégias de remoção de obstáculos, fornecendo o suporte e feedback contínuo para o cliente desenhar um plano de ação eficiente em direção a um objetivo específico ou um novo comportamento desejado.

Como o coaching pode mudar a vida das pessoas?
MS -
O processo de coaching auxilia o indivíduo a despertar o seu potencial máximo rapidamente e a produzir resultados mais satisfatórios em sua vida pessoal e profissional. É uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que necessitam de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual. A essência do coaching está em fornecer suporte para a pessoa mudar o que deseja, assim como auxiliar a seguir a direção desejada. O coaching cria consciência, potencializa a escolha e proporciona a mudança, focando no desempenho do indivíduo para uma vida plena e realizada. Sua metodologia impacta pessoas e organizações pela conscientização e mudanças proporcionadas pelo processo.

Existe um processo de banalização do coaching. Por que isso acontece?
MS -
A banalização é fruto do desconhecimento da metodologia, o coaching é um processo impactante na vida das pessoas, mas é necessário respeito ao ser humano, postura ética e principalmente conhecimento teórico para que o processo seja eficaz. O autoconhecimento, a consolidação de novos hábitos e o atingimento de metas são os objetivos do processo. Atualmente, tem muita gente confundindo coaching com terapia, com aconselhamento e isso atrapalha os resultados e, principalmente, os objetivos do processo, que têm a ver com humano utilizar todo potencial que traz dentro de si para alcançar suas metas e realizar seus sonhos. Quem não tem competência não se estabelece e isso é regra no coaching, por isso da importância de conhecimento e prática sobre a metodologia.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.