Como se destacar em meio a tantos candidatos?

Um currículo sem erros e tranquilidade são as chaves para conquistar uma vaga de trabalho

Redação
Publicado em 15/09/2015, às 12h07

Hoje, os processos seletivos para contratação reúnem diversos candidatos, com diferentes perfis e currículos. Com a concorrência aumentando cada vez mais no mercado de trabalho, a questão que mais aflige os candidatos nas seleções é como se destacar no meio de tantos.

“O primeiro contato, na maioria das vezes, acontece pelo envio do currículo. Esse momento pode definir a participação ou não no processo seletivo. Por isso, o documento enviado deve ser sucinto, atraente, bem feito e, principalmente, com bom conteúdo e sem erros gramaticais”, afirma Eloisa Xavier, supervisora comercial na filial São Paulo do Grupo Employer, empresa especializada em soluções de RH.

Quem tem pouca experiência em entrevistas e não sabe lidar com o nervosismo deve ensaiar com algum amigo ou familiar, isso vai ajudar na hora que ficar cara a cara com o entrevistador. “Pesquisar sobre a empresa, o ramo em que atua e a função que irá realizar, trará segurança ao candidato pois, caso ele faça alguma pergunta específica, ele estará preparado para responder. Além disso, será um diferencial importante perante aqueles que não fizeram essa lição de casa antes da entrevista, mostrando que o candidato não está ali à toa e buscou se aperfeiçoar para conquistar a sua vaga”, explica Eloisa.

O segundo momento já conta com a presença física, seja em entrevista pessoal ou dinâmica de grupo. Nesse caso, o candidato deverá ser sincero e verdadeiro, não fingindo ser o que não é. Para a especialista, a boa apresentação é fundamental, afinal a primeira impressão é a que fica. “Vista-se adequadamente, nada de extravagâncias e exageros”.

O candidato deverá caprichar no currículo, ficar calmo e ser ele mesmo. Caso seja contratado, significa que se destacou entre os concorrentes e apresenta o perfil que a empresa necessita, valendo todo o esforço complementar realizado na busca de uma colocação no mercado.

Comentários

Mais Lidas