MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Redes sociais podem influenciar em processos seletivos

Os trabalhadores devem ficar atentos ao conteúdo publicado na internet.

Redação
Publicado em 28/06/2012, às 09h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

É comum as pessoas comentarem ou postarem informações a respeito de sua conduta no dia a dia nas redes sociais. Esta prática vem se tornando uma grande e significante fonte para recrutadores na hora da seleção de candidatos, já que os usuários acabam expondo características profissionais e pessoais.

Os trabalhadores devem ficar atentos ao conteúdo publicado na internet. “É sempre importante tomar certo cuidado com essas informações expostas, pois elas podem auxiliar ou denegrir a imagem de uma pessoa por determinadas situações colocadas”, comenta Ariane Lima, consultora de carreira da Chess Human Resources.

Ariane explica que os usuários precisam entender que cada rede social tem seu propósito. No Linkedin, onde muitas pessoas trocam informações para buscar realmente o lado profissional, pode ser positivo para quem almeja uma vaga. “Nesse caso a divulgação do perfil pode ser bastante útil para busca de profissionais e oportunidades, é uma rede extremamente profissional, fonte de ótimas informações”, diz.

Por outro lado, o Facebook pode servir como fonte para a empresa coletar outros aspectos sobre os candidatos. “a empresa certamente buscará informações sobre o lado pessoal, rede de amigos, principais atividades realizadas, comunidades associadas, comentários e fotos”, explica Ariane.

A consultora orienta os profissionais para saber aproveitar seus perfis na internet. “Essas informações ou redes de relacionamento auxiliam em pequenos detalhes quanto à contratação, porém vemos que na grande maioria das empresas, a efetividade de um profissional é avaliada em testes e períodos de experiência. Por isso, não custa se atentar às informações mencionadas através de seus perfis para quem sabe garantir uma oportunidade de recolocação”, finaliza.

Douglas Terenciano/SP
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.