MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Empresa vai contratar 2,5 mil em 2008

Três companhias brasileiras fazem parte de um ranking mundial das 100 melhores empresas provedoras de serviços

Redação
Publicado em 14/03/2008, às 14h46

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Três companhias brasileiras fazem parte de um ranking mundial das 100 melhores empresas provedoras de serviços de Tecnologia da Informação (TI) e de outsourcing [prática de terceirização de serviços de suporte técnico de TI], informou recentemente a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes). São elas: DBA, Politec e CPM Braxis.

Esta última, especificamente, figura nesse ranking desde 2006. O país com mais empresas na lista é os Estados Unidos: 43. Já a Índia, com 29, é a nação emergente com maior quantidade de empresas líderes nos setores de TI e outsourcing.

Mas o que significa a presença de empresas brasileiras em um mercado desses? Quer dizer que elas estão emergindo como destinos viáveis de outsourcing.

O leitor que está lendo essa reportagem também deve se perguntar: afinal, o que isso tem de tão interessante? Na verdade, é mais que interessante. Empresas nacionais de TI atuando lado a lado com gigantes do setor em todo o mundo significa mais oportunidades para quem quer seguir carreira profissional no promissor segmento de tecnologia.

Aliás, juntamente com a área da construção civil, o setor de TI é atualmente um dos que apresenta maior crescimento em nosso país. Por isto, oportunidades de emprego não faltam nessa área. Na realidade, a carência maior é de gente qualificada para preencher os postos de trabalho abertos.

Há vagas

Para se ter uma idéia da necessidade dessas empresas, a CPM Braxis acena com a possibilidade de contratar, até o fim deste ano, um total de 2,5 mil profissionais, conforme explica Alexandre Ullmann, gerente da área de Recrutamento e Seleção da empresa. “Temos uma expectativa de selecionar 2,5 mil ao longo do ano em todo o país”, diz.

Mas se você, caro leitor, acha que estamos falando de oportunidades de emprego que ainda serão abertas pela companhia, engana-se. E quem dá a boa notícia é a diretora de Recursos Humanos da CPM Braxis, Veronika Falconer (foto): “nesse momento, temos 400 vagas abertas à espera de candidatos [150 delas destinam-se ao atendimento de clientes internacionais e foram anunciadas na edição da semana passada do JC&E]”.

De acordo com o gerente de RH, a maioria das chances são destinadas a São Paulo. “Claro que a maior concentração é São Paulo. De forma geral, temos vagas na capital paulista e em Alphaville (Grande/SP), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). As demais oportunidades são dirigidas a Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Vitória (ES), Pato Branco (PR)”, destaca Ullmann.

A empresa também conta com unidades em Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ).

Cargos

Ullmann conta que as oportunidades de emprego da CPM Braxis destinam-se às seguintes funções: Programador, Analista de Sistemas, Analista de Negócios, Gerente de Projetos, Executivos. “A nossa maior demanda é por Analistas, mas temos vagas para as outras funções”.

Perfil

Segundo Ullmann, em geral, podem candidatar-se às vagas da CPM Braxis profissionais com nível superior completo, exceto para a função de Programador, que poderá ser preenchida por candidatos que tenham nível técnico em TI. “Já para cargos de gerência é importante possuir certificações: PMI [Project Management Professional] e ITIL [ITIL (Information Technology Infrastructure Library]”.

“Buscamos pessoas agressivas e com muita energia, motivadas, que tenham atitude, foco em resultados e que queiram crescer com a empresa”, analisa o gerente de RH, que ressalta: “temos oportunidades para candidatos de todos os níveis”.

Essa última afirmação do gerente de Recursos Humanos da CPM Braxis, a princípio, parece um tanto quanto exagerada, afinal profissional de TI é profissional de TI, certo? Errado. Dada à dificuldade de achar gente qualificada no setor, a empresa está em busca de candidatos de outras áreas, também, e promete treiná-las para a realização de novas funções. Ullmann chega a dizer que é possível contratar até mesmo uma pessoa formada em Comunicação.

“Existe um déficit de 300 mil profissionais de TI em todo o mundo. No Brasil, faltam 25 mil profissionais. Por isto, implementamos algumas alternativas para superar esses obstáculos. Nós contratamos até gente que não é da área de TI, mas que quer ser treinada. Inclusive, é possível selecionar profissionais de Comunicação. Nesse caso, o profissional entra na empresa e não vai para o campo de trabalho. Antes, passa por treinamento na própria CPM”, conta.

“Outra grande dificuldade é achar profissionais de TI com inglês avançado. Por isto, também investimos em treinamento do segundo idioma. Temos um programa de inglês bastante amplo, realizado em parceria com uma escola virtual”, acrescenta Veronika, diretora de RH.

Com relação ao nível dos candidatos, o gerente de RH da CPM Braxis reclama: “os estudantes saem das escolas com algumas deficiências. Não se ensina mais Cobol [linguagem de programação que, em 2009, completa meio século de existência] na faculdade. Muitos acham que já é ultrapassada, mas estão errados. É uma tecnologia que não tem como abandonar. Não achamos mais gente que a conheça”.

Serviço

Os responsáveis pela área de RH da CPM Braxis recomendam aos interessados que acessem o endereço eletrônico da empresa: www.cpmbraxis.com. “Os candidatos às nossas vagas de emprego devem clicar no link Carreira e efetuar o cadastro de currículo. Outra opção é fazer uma busca por oportunidades”, orienta Ullmann.

O gerente ainda explica que a seleção dos profissionais é realizada por meio de entrevistas com o setor de RH da CPM Braxis e com a área requisitante. Os candidatos também poderão ser submetidos a testes. “No caso das vagas para atendimento de clientes internacionais, os profissionais não só serão testados em inglês como também serão entrevistados pelas empresas do exterior requisitantes das vagas”, declara Ullmann, que completa: “oferecemos salário compatível com o mercado, vale-transporte, assistência médica, vale-refeição, plano de previdência privada, entre outros benefícios”.

Sobre a empresa

Considerada uma das maiores empresas de TI no mundo, a CPM Braxis reúne cerca de cinco mil funcionários, 200 clientes, 14 centros de desenvolvimento de aplicações, com operações no Brasil, Estados Unidos e em outros importantes países da América Latina e Europa.

Atuando sob o conceito one-stop-shop, a CPM Braxis oferece serviços em TI, nas áreas de consultoria, soluções de negócios, outsourcing e infra-estrutura, em diversas plataformas tecnológicas. Atende a grandes companhias dos setores de finanças, telecomunicações, manufatura, serviços, governo, processo, bens de consumo e varejo.

Em sua visão, a CPM Braxis mostra a determinação de ser uma das 10 maiores empresas globais de TI.

CPM Braxis


• Funcionários: 5 mil;

• Clientes: 200;

• Atuação: oferece serviços em TI, nas áreas de consultoria, soluções de negócios, outsourcing e infra-estrutura, em diversas plataformas tecnológicas;

• Centros de desenvolvimento de aplicações: 14, distribuídos entre Alphaville (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Pato Branco (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Vitória (ES) e Volta Redonda (RJ), com operações no Brasil, Estados Unidos e em outros países da América Latina e Europa;
• Centros de Atendimento Técnico: 85.

Rogerio Jovaneli/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso CPM Braxis

CPM Braxis
Vagas: 2500
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Operacional
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: www.dinamicaconsultoria.com.br
Estados com Vagas: BA, DF, ES, MG, PR, RJ, RS, SC, SP

+ Agenda do Concurso

14/03/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.