Estudantes têm entre os dias 14 e 25 de abril para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. Veja quem tem direito à gratuidade e como fazer o pedido
Estudantes que pretendem fazer o Enem 2025 já podem pedir a isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira (14). O prazo vai até o dia 25, e o pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, utilizando login da conta Gov.br.
Para ter acesso ao sistema, é necessário informar o número do CPF e a data de nascimento — os dados devem estar atualizados e coincidir com as informações registradas na Receita Federal.
A gratuidade na taxa, tradicionalmente cobrada dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, é um benefício garantido a determinados grupos sociais, desde que devidamente comprovadas as condições exigidas pelo edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A isenção está disponível para:
LEIA TAMBÉM
Para comprovar os critérios, será necessário apresentar documentos específicos, como a declaração escolar e comprovante de renda, conforme descrito no Anexo II do edital.
Candidatos que obtiveram isenção no Enem 2024, mas não compareceram aos dias de prova, devem justificar a ausência para poder pedir nova isenção em 2025. A justificativa deve ser enviada no mesmo sistema da solicitação de isenção e dentro do mesmo período: de 14 a 25 de abril.
É importante lembrar que o Inep não aceita justificativas autodeclaratórias nem documentos assinados por pais ou responsáveis.
O resultado da análise dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência será divulgado em 12 de maio. Quem tiver a solicitação indeferida poderá recorrer entre os dias 12 e 16 de maio. A resposta aos recursos sairá no dia 22 do mesmo mês.
Somente após a conclusão desta etapa o Ministério da Educação abrirá o período oficial de inscrições no Enem 2025, com um novo edital detalhando prazos e regras.
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio. Além de servir como termômetro educacional, as notas do exame são utilizadas em programas como o Sisu, ProUni e Fies, ampliando o acesso ao ensino superior em instituições públicas e privadas do país.
O desempenho também pode ser aproveitado por universidades portuguesas conveniadas com o Inep, facilitando o ingresso de brasileiros no ensino superior no exterior. Além disso, há edições especiais do exame para pessoas privadas de liberdade.
Para quem ainda não concluiu o ensino médio, é possível participar como treineiro — a prova funciona, nesse caso, como uma forma de autoavaliação.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsempregosestágiosMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.