MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil
Tudo Sobre

Empregos Luandre 2022

Entrevista de emprego: 5 dicas para sair na frente e aumentar suas chances

Confira dicas de especialista sobre como sair na frente e aumentar as chances de ser chamado para uma entrevista de emprego



Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 11/05/2022, às 10h51 - Atualizado às 10h55

Dicas para entrevista de emprego
Dicas para entrevista de emprego - Shutterstock
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Considerada um dos momentos mais decisivos do processo da seleção profissional, a entrevista de emprego oferece ao recrutador a possibilidade de conhecer as habilidades técnicas e comportamentais do candidato, além de saber o que o concorrente espera da organização e de que forma poderá contribuir para o alcance dos objetivos da empresa. Por outro lado, o entrevistado tem a chance única de fazer uma boa apresentação pessoal, o que poderá colocá-lo à frente dos demais que disputam a vaga.

Além disso, a taxa de desemprego do Brasil deve ficar entre as maiores do mundo em 2022, segundo levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating, elaborado a partir das novas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia global.

Diante deste cenário, é importante estar bem preparado para se sobressair na busca por uma colocação. “Quando recebemos os currículos dos candidatos, percebemos que muitos deles deixam de preencher informações fundamentais, como os objetivos, ou seja, que função desejam desempenhar, e acabam sendo os primeiros a serem descartados”, afirma Gabriela Mative, diretora de RH da Luandre, consultoria de recursos humanos.

A diretora enfatiza que o currículo é a porta de entrada para a companhia em que o candidato deseja trabalhar e precisa ser conciso e ao mesmo tempo completo, a fim de dar a dimensão da formação e da experiência do profissional. O passo seguinte é estar preparado para a entrevista, o que significa procurar saber mais sobre a empresa, caso o convite venha direto dela ou se a consultoria passar essa informação de antemão.

Pensando em ajudar os trabalhadores em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, Gabriela listou cinco dicas fundamentais para ganhar essa concorrência:

1- Por onde começar

Currículos entregues pessoalmente diminuíram consideravelmente. A pandemia reforçou a modalidade de envio de currículo on-line, que se consolidou após dois anos de massiva utilização por conta dos riscos sanitários, uma prática que veio para ficar e traz economia para os candidatos que economizam com as passagens. As empresas têm recebido os CVs por diferentes formas de envio virtual: anexo, cadastro em site de empresas, LinkedIn e candidatura em consultorias de RH. O candidato deve procurar por onde a empresa recruta seus profissionais e para isso a internet é uma grande aliada.

2- Informações em destaque

“Resumir as informações é a chave para um currículo atrativo”, explica Gabriela. Ela orienta a destacar habilidades, competências e experiências no documento. “Quando avaliamos o currículo coletamos as principais informações que diferenciam um candidato do outro na primeira etapa e se essas informações estiverem bem descritas o candidato terá mais chances de ir para a fase da entrevista. ”

3- Adequações necessárias

O candidato deve avaliar o perfil da vaga e procurar utilizar as palavras-chaves da descrição em seu currículo, desde que ele tenha a experiência mencionada. “Não é para mentir e sim destacar as habilidades que o profissional possui e que dizem respeito à vaga”, afirma Gabriela. Além disso, é importante ajustar o objetivo de acordo com a oportunidade a que está se candidatando.

4- A importância das soft skills

As soft skills são habilidades e experiências que não estão relacionadas à área de atuação do profissional, mas que podem ser diferenciais na contratação. “As soft skills ganharam destaque, já que fazem diferença na execução do trabalho, às vezes mais que títulos de universidades famosas”, diz Gabriela.

5- Revisar sempre

Muitos profissionais enviam os currículos com erros ortográficos, de digitação ou que pode gerar o descarte imediato. “Um currículo nunca deve ser feito na correria. Se o desleixo já é demonstrado no CV, a tendência é a eliminação prévia, mesmo que o profissional atenda aos requisitos”, conclui.

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaques

+ Resumo Empregos Luandre 2022

Luandre - Luandre
Vagas: 2000
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Assistente, Vendedor, Atendente, Recepcionista
Áreas de Atuação: Administrativa, Saúde, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda

01/01/2019 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/12/2022 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
empregos
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.