MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Entrevista em inglês? Saiba como se sair bem

Segundo especialista, estudar palavras-chave e dominar o vocabulário específico do ramo da empresa é fundamental para uma boa atuação em uma entrevista realizada em outro idioma

Renan Abbade
Publicado em 21/07/2015, às 11h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Surgiu aquela grande oportunidade de trabalhar em uma multinacional, o cargo requer inglês fluente e o candidato precisa passar por uma entrevista nesse idioma. E agora? Como se portar? Como se preparar para uma entrevista em outra língua? O JC conversou com Emeli Luz, gerente pedagógica nacional da marca Yázigi, uma das escolas que pertence ao grupo Pearson, que deu algumas dicas para quem vai passar por esse processo. Confira!
JC Concursos (JC) Como deve ser a preparação para uma entrevista em inglês?Emeli Luz – Um dos aspectos mais importantes na preparação para uma entrevista é entender sobre o “background” da empresa, como ela está posicionada no mercado econômico e cultural do seu país, seus valores e como você pode contribuir para o crescimento dela. Para isso, estudar palavras-chave e dominar o vocabulário específico do ramo é fundamental para se destacar na entrevista.
JC –Quais as principais dicas para quem vai passar por uma entrevista em inglês?EL – A dica mais valiosa é não exagerar no seu currículo. Seja sincero e ateste a sua real competência na língua inglesa. Caso você ateste que tem inglês intermediário e na hora da entrevista o entrevistador averiguar que sua competência é básica, você pode perder a confiança do entrevistador em todos os aspectos alegados em seu currículo, acarretando a perda da vaga.
JC O que deve ser evitado em uma entrevista em inglês?EL – Não tenha medo de usar todo o conhecimento que tem da língua inglesa, mas não invente e nem use o “inglês tabajara”, isso pode desmotivar o entrevistador.
JC Como se mostrar seguro em uma entrevista em outro idioma?EL – Primeiramente, acima de tudo, esteja preparado. Ter estudado em uma boa escola e se dedicado à aprendizagem da língua é um bom começo, mas a preparação requer disciplina e dedicação. Depois, não tenha medo de se expressar, estude expressões que podem auxiliá-lo nos momentos de pausas, pois isso pode te dar tempo para construir respostas mais elaboradas.
JC –Quais os principais pontos avaliados pelo entrevistador?EL – O entrevistador deve se ater a alguns pontos principais: 1) Competência linguística – neste quesito ele vai notar se o candidato se expressa de acordo com a norma culta da língua, por isso é importante que no momento da entrevista o candidato opte por se expressar mais formalmente; 2) Aspectos sociais e culturais – é interessante demonstrar que consegue se comunicar com pessoas de diferentes “backgrounds” sociais e culturais, o que ajuda muito na vida laboral dentro das empresas; 3) Competência específica no ramo de trabalho – cada ramo de trabalho demanda que o candidato tenha conhecimentos específicos da língua. É essencial que ele demonstre este conhecimento no momento da entrevista.

Exemplos de perguntas que são feitas nas entrevistas em inglês


“Tell us about yourself” É comum o entrevistador começar o diálogo perguntando, de um modo geral, da vida pessoal do candidato. Essa resposta, como muitas outras, pode ser facilmente praticada antes da entrevista. Tente demonstrar que tem uma vida profissional e pessoal balanceada, falando de sua rotina e seus hobbies.
Perguntas mais específicas sobre o trabalho devem surgir. Este é o momento de convencimento e o candidato pode usar todo seu conhecimento linguístico e de mundo para impressionar o entrevistador.
Perguntas que podem surgir: - “Why should we hire you?” (Por que devemos contratá-lo?) - “Tell me something that was challenging to you in your last job. What did you do to solve it?” (Conte-me algo que te desafiou no seu trabalho anterior. O que você fez para resolvê-lo?) - “Why do you want to work for us?” (Por que você quer trabalhar conosco?) - “Describe two things you are good at and two things you need to improve” (Descreva duas coisas nas quais você é bom e duas coisas que você precisa melhorar) - “What is your salary expectation?” (Qual a sua pretensão salarial?) - “Can you work under pressure?” (Você consegue trabalhar sob pressão?)
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Entrevista

Entrevista
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda

20/07/2016 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.