MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saber mais sobre a empresa evita falsas expectativas

Antes de participar de processos seletivos para oportunidades na iniciativa privada, especialistas recomendam que candidatos pesquisem informações sobre a cultura das companhias

Douglas Terenciano
Publicado em 16/06/2015, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Anualmente, milhares de estudantes participam de processos seletivos em busca da sonhada oportunidade de estágio, aprendiz ou trainee. Mesmo sem ter garantias de sucesso, os jovens encaram longas e exaustivas etapas de seleção. Muitos se preparam, treinam o inglês e passam horas tentando adivinhar as temidas perguntas dos recrutadores e quando conquistam seu objetivo, simplesmente desanimam e/ou desistem da vaga. Afinal, o que acontece? Especialistas ouvidos pelo JC&E acreditam que um dos motivos desse desapontamento repentino pode ser a falta de informação. Conhecer a cultura da empresa é fundamental e ajuda a evitar falsas expectativas.

Recentemente, duas das principais companhias da indústria da tecnologia, Google e Facebook, foram apontadas como lugares ruins para se trabalhar por funcionários e ex-funcionários. A informação, publicada em fevereiro pelo site americano Business Insider, chamou muito a atenção porque ambas as empresas costumam liderar as listas de locais dos sonhos dos jovens.

Se os profissionais em questão soubessem a rotina das corporações antes de assumirem os cargos, talvez nem se candidatassem. Decepções existem em todos os setores e são muito comuns, não sendo privilégio apenas do Google ou do Facebook. Eduardo Ferraz, consultor em gestão de pessoas, recomenda buscar o máximo de informação possível. “A primeira coisa que deve ser sempre lembrada por quem está procurando emprego ou participando de processos seletivos é que ao ser chamado para uma entrevista, não se iluda com nomes ou status da organização, procure saber antecipadamente, mesmo que seja de maneira informal, como é o ambiente de trabalho. Como são as pessoas, qual o ritmo de trabalho, como se medem resultados, o que é bem ou mal visto no dia a dia, que estilo de pessoas é promovido, como são os chefes e assim por diante”, afirma.

De acordo com Eraldo Vieira, especialista em recrutamento do portal Webestágios, o trajeto até o local de trabalho também deve ser pesquisado. “É importante saber como faz para chegar até lá. Se for de própria condução, qual o melhor caminho, ou se for de transporte público, qual ônibus ou Metrô que deve pegar”, comenta. É comum estagiários desistirem de ótimas oportunidades, até mesmo em grandes empresas, devido a distância entre o local em que atuam e a universidade.

Diferença

Pessoas muito diferentes do clima e da cultura organizacional podem sofrer uma pressão enorme e, consequentemente, não conseguir render o necessário. Naturalmente, a ocasião acaba sendo ruim tanto para o profissional quanto para a companhia. Quando alguém se sente parte da cultura da empresa, a tendência é de que o rendimento em suas respectivas atividades aumente, sem que nenhum esforço seja feito.

Eduardo explica que “se você é uma pessoa calma, formal, concentrada, que gosta de fazer uma coisa de cada vez, e entra em uma empresa sem rotinas definidas, com muita pressão e comandada por pessoas ansiosas e agressivas, certamente não conseguirá se adaptar. O mesmo acontecerá se você for uma pessoa extrovertida, sociável e criativa e trabalhar em uma organização onde as normas são rígidas, o ambiente é formal e os relacionamentos pessoais são pouco valorizados”, diz. Em ambos os casos, o profissional terá de passar os dias se controlando e sofrendo em um ambiente com uma cultura completamente diferente daquela em que se sentiria feliz.

A falta de preparo para assumir determinado cargo ou a incompatibilidade do profissional com a rotina cultural da empresa reflete na área de recursos humanos. O ano de 2015 promete ser um dos mais agitados no que se refere a processos seletivos. Pelo menos é o que aponta a pesquisa da Right Management, consultoria especializada em gestão de carreira e talentos. No estudo, 86% dos entrevistados afirmaram que pretendem mudar de emprego ainda neste ano. “Muitos jovens executivos, em busca de rápida ascensão na carreira, não criavam vínculos com as instituições e enxergavam que novos desafios eram relacionados a novas oportunidades”, afirma André Rapoport, diretor geral da Right Management no Brasil.

Ainda de acordo com os dados, 8% dos participantes responderam que se mantêm atentos às oportunidades do mercado e talvez procurem novos caminhos profissionais. Já para 5% das pessoas, uma mudança de emprego não é urgente, no entanto, atualizaram seus currículos caso uma boa vaga apareça. Por fim, apenas 1% dos entrevistados na pesquisa alegaram que pretendem seguir em seus atuais cargos e empresas.

Vantagem na seleção

O candidato que procurou e pesquisou antes sobre a companhia pode ter um diferencial no processo seletivo, ressalta Eraldo. “Ele estará mais antenado com o ramo de atividade da empresa, aos procedimentos internos e saberá se vai se adaptar melhor à cultura organizacional. O profissional de recursos humanos percebe que a pessoa buscou conhecer melhor a organização e essa atitude demonstra mais interesse na vaga. Isso vale muito na hora de escolher o candidato”.

Para quem não sabe por onde começar, Vieira aconselha a internet, ao menos em um primeiro momento. “É o caminho mais rápido e fácil para buscar as informações. Vale visitar o site da empresa e ver se tem imagens. Verificar com a pessoa que o chamou se ela pode passar mais informações sobre a vaga também é válido”, finaliza o especialista.

Redes sociais

Segundo pesquisa da consultoria Universium, em parceria com a CNN Money, 49% das pessoas buscam mais detalhes sobre o empregador nas redes e comunidades sociais. O estudo entrevistou estudantes de diversas áreas em 12 países, incluindo o Brasil.

Ainda de acordo com o levantamento, o segundo lugar na preferência é para os sites de carreiras das companhias, com 40%. Para Andressa Schneider, responsável pelo conteúdo do site 99jobs.com, a procura por informações sobre as organizações é essencial. “Muito mais do que guiar-se por uma descrição de cargo, é necessário entender que organização é aquela, e quem trabalha lá”, defende.

Tentar reunir um leque de informações, como vídeos, avaliações, missão, valores, se o lugar é formal ou informal e depoimentos de quem trabalha na área pode fazer a diferença, afirma Andressa. “Queremos que, com isso, as pessoas explorem aquele ambiente, vejam se combina com elas e se vai ser agradável passar os dias naquele tipo de lugar. Afinal, saber com quem você vai fazer é tão importante quanto saber o que você vai fazer”, conclui.

Dica

Como elaborar um currículo sem gafes

Quando se está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, o currículo é o seu primeiro contato com a empresa a qual se candidata. Por isso, a elaboração do documento sem equívocos e/ou exageros é fundamental para despertar o interesse do selecionador em entrevistá-lo.

De acordo com Cida Bucater e Luiz Eduardo Gasparetto, ambos especialistas em recursos humanos, um currículo deve ser claro, objetivo, de fácil entendimento e de leitura agradável. Caso contrário, mesmo um profissional bem qualificado pode ser eliminado logo no início do processo seletivo.

Confira, a seguir, cinco dicas para turbinar o seu currículo:

1 – É  preciso descrever com clareza sua experiência, por menor que seja. E este deve ser o primeiro tópico logo após o nome e as informações para contato.

2 – A seguir, apresente sua formação acadêmica iniciando pela maior titularidade, por exemplo: pós-graduação e graduação. Neste caso, cite o ensino médio apenas se for técnico.

3 – Apresente o histórico profissional, informando:

Nome da empresa anterior – caso seja uma companhia desconhecida é conveniente uma pequena apresentação (exemplo: empresa de serviços logísticos para indústrias alimentícias);

Cargo – cite as funções que ocupou e os períodos de tempo em anos e/ou meses;

Período – mês e ano são suficientes para indicar a admissão e saída de cada empresa; cursos de extensão ou de aperfeiçoamento, destaque aqueles mais relevantes ou ligados diretamente à vaga a qual se candidata;

Informações adicionais – a inclusão de idiomas e informática; destaque atividades e experiências que realmente ampliem a sua visão profissional e pessoal que trouxeram vivências específicas para a oportunidades em questão.

4 – Evite autoelogios, descrição pessoal (exemplo: peso, altura ou religião), viagens de turismo ou citações religiosas, filosóficas e/ou de autoajuda.

5 – Envie fotos apenas quando solicitado e, neste caso, uma foto do tipo 3x4 com roupas, acessórios, cabelos e maquiagem discretos.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.