Pesquisa da Companhia de Estágios mostra que estagiários priorizam flexibilidade e oportunidades de desenvolvimento ao escolher vagas
A flexibilidade e o desenvolvimento profissional são os principais fatores que os estagiários consideram ao escolher vagas, de acordo com a pesquisa “Perfil dos estagiários e candidatos a estágio no Brasil 2024”, realizada pela Companhia de Estágios.
O estudo revelou que 48% dos estudantes que participam de programas de estágio ou estão em busca de vagas desta modalidade priorizam esses aspectos.
Os benefícios mais comuns para quem está começando a carreira são o vale-transporte (72%), vale-refeição e/ou alimentação (58%), assistência médica (48%) e academia/totalpass (45%). No entanto, os benefícios de treinamento, desejados por cerca de 50% dos respondentes, estão apenas na oitava posição entre os que as empresas mais oferecem aos estagiários.
O levantamento, que foi realizado entre 21 de fevereiro e 28 de março de 2024 e ouviu 6.226 estudantes, também destacou a predominância de pessoas mais jovens no mercado de estágios, com 64% dos respondentes tendo entre 18 a 24 anos. Além disso, a pesquisa mostrou que a maioria dos estagiários (80%) está satisfeita ou muito satisfeita com a vaga e que 66% relataram que tiveram a vida acadêmica positivamente impactada com a oportunidade.
LEIA TAMBÉM
A pesquisa também revelou que a maioria dos estagiários (95%) está cursando ensino superior, sendo que a maioria (69%) deles estuda em instituições privadas. Entre estes, mais de um terço declara ser o principal responsável pelo pagamento das mensalidades do seu curso (36%).
Em relação à remuneração, 45% dos estudantes que estagiam informaram receber entre R$ 1.412 a R$ 2.118, faixa salarial desejada por 47% dos respondentes. Quanto ao modelo de trabalho, mais da metade dos contratados (57%) atua em regime totalmente presencial, enquanto 37% trabalham em modelo híbrido e apenas 6% em modelo totalmente remoto.
Os processos de seleção são um período crítico para os estudantes em início de carreira e o estudo revela que grande parte deles (66%) participou de ao menos uma entrevista para vaga de estágio no último ano. No entanto, uma parcela significativa (50%) encontrou sua colocação atual em menos de três meses.
Em suma, a pesquisa destaca a importância da flexibilidade e do desenvolvimento profissional para os estagiários, além de apontar para a necessidade das empresas se adaptarem a essas demandas para atrair e reter talentos.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google Newsestágiosvagas de estágioMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.