MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Etecs oferecem 53.716 vagas em cursos técnicos

Além da capital paulista, as oportunidades estão distribuídas em diversas unidades localizadas no interior do Estado. A prova será aplicada em 14 de junho

Douglas Terenciano
Publicado em 13/04/2015, às 11h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) abrem nesta terça-feira, 14, o prazo de inscrições para seu vestibulinho com 53.716 vagas para o ensino técnico em São Paulo. Há oportunidades em diversos cursos e municípios do Estado.

Do total de colocações oferecidas, 44.829 são destinadas a 212 Etecs e a 91 classes descentralizadas, ou seja, unidades que funcionam com um ou mais cursos sob a administração de uma Etec. Esse número também inclui 2.675 vagas oferecidas na modalidade semipresencial.

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a prefeitura da capital são oferecidas 7.587 vagas para cursos técnicos em 103 escolas estaduais e 1.300 vagas em 21 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Cursos

As Etecs oferecem cursos nas áreas de açúcar e álcool, administração, agenciamento de viagem, agrimensura, agroindústria, agronegócio, agropecuária, comunicação visual, contabilidade, cozinha, desenho de construção civil, design de interiores, edificações, eletroeletrônica, eletromecânica, enfermagem, farmácia, finanças, hospedagem, informática, logística, marketing, meio ambiente, multimídia, nutrição e dietética, paisagismo, programação de jogos digitais, química, secretariado, segurança do trabalho, serviços jurídicos, telecomunicações, transações imobiliárias, vestuário, zootecnia, dentre outros.

Para se inscrever a uma das opções o candidato precisa ter concluído ou cursar a partir do 2º ano do ensino médio regular. Quem já concluiu ou está fazendo o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do ensino médio, a declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo Ministério da Educação (MEC) ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

Localidades

Além da capital paulista, as oportunidades estão distribuídas em diversas unidades localizadas nos municípios de Araçatuba, Araraquara, Assis, Atibaia, Barretos, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Ilha Solteira, Itararé, Jaú, Marília, Matão, Mococa, Mogi das Cruzes, Peruíbe, Presidente Prudente, Sorocaba, Poá, Itararé, Itaquaquecetuba, Registro e Taubaté.

Prova

A prova será aplicada no dia 14 de junho (domingo), com início marcado para as 13h30. Durante o tempo máximo de quatro horas, os concorrentes responderão 50 questões de múltipla escolha abrangendo conhecimentos comuns do ensino fundamental, de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano. O local do exame será divulgado a partir de 9 de junho.

O sistema concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo de 3% para estudantes afrodescendentes e 10% a candidatos oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Inscrições

As inscrições serão recebidas exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br até o dia 14 de maio. No ato da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso, desde que oferecido na mesma unidade para a qual vai se candidatar. É preciso preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de participação no valor de R$ 30.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4071 (capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades).

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.