MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Futuro do profissional de tecnologia em 2024: o que o mercado espera?

Descubra o que o mercado espera do profissional de tecnologia em 2024. Conheça as habilidades técnicas e interpessoais mais valorizadas

Futuro do profissional de tecnologia em 2024: o que o mercado espera?
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/12/2023, às 11h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um relatório recente produzido pelo Google em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) revelou uma lacuna significativa entre os profissionais de tecnologia. O estudo prevê que 53 mil estudantes de TI se formarão anualmente entre 2021 e 2025. No entanto, a Brasscom estima que a demanda por novos talentos nesse período será de 800 mil, resultando em um déficit de 530 mil profissionais da área nesses cinco anos.

Simony Morais, Diretora de Gente & Gestão da LWSA, um ecossistema de soluções digitais, vê esse déficit como uma oportunidade valiosa para os novos especialistas. Ela acredita que, apesar do dado ser preocupante para as empresas que procuram por candidatos, é uma chance incrível para esses novos profissionais se destacarem no mercado.

Morais destaca que o mercado está à procura de profissionais que possam alinhar suas habilidades técnicas com uma visão estratégica e adaptável às novidades. Além das habilidades técnicas, como conhecimento em linguagens de programação, desenvolvimento de software, mobile para plataformas IOS e Android web, ciência de dados, cloud computing, cibersegurança, DevOps, inteligência artificial e aprendizado de máquina, as competências interpessoais também são altamente valorizadas.

No universo corporativo atual, o modelo de trabalho está em constante evolução. Morais acredita que os candidatos devem estar preparados para trabalhos remotos, híbridos e presenciais, adaptando-se às necessidades e demandas do mercado.

Morais ressalta que, em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem investir em iniciativas inclusivas e ações que prezam o bem-estar do colaborador para atrair e reter talentos. Ela acredita que a criação de um ambiente de trabalho saudável e a oferta de benefícios realmente favoráveis são essenciais para o sucesso de uma empresa. Além disso, a especialista enfatiza a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional para o bem-estar dos funcionários.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.