Pagamento do 13º salário pode ser adiantado para abril ou maio; entenda quem tem direito e como funciona o processo
A equipe econômica do governo federal está analisando a possibilidade de antecipar o 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS em 2025. A informação é do G1.
A proposta, solicitada pelo Ministério da Previdência Social, segue o modelo adotado em anos anteriores, quando os valores foram pagos entre maio e junho. A decisão final depende de avaliação técnica e de um decreto presidencial para ser implementada.
Se aprovada, a medida permitiria que os beneficiários recebessem o abono em abril ou maio, antes do cronograma tradicional, que inicia no segundo semestre. Em 2022 e 2023, por exemplo, o adiantamento ocorreu nesse período, aliviando o orçamento de milhões de famílias.
O governo ainda não divulgou o número exato de pessoas impactadas.
LEIA TAMBÉM
Em fevereiro de 2025, o INSS pagou R$ 82,2 bilhões em benefícios, atendendo mais de 40 milhões de pessoas. Desse total:
A antecipação do 13º salário seria uma forma de injetar recursos na economia e apoiar a população em um cenário de ajustes fiscais.
A equipe econômica deve concluir a análise nas próximas semanas. Caso o adiantamento seja confirmado, o presidente Lula precisará assinar um decreto para formalizar a medida. Enquanto isso, os segurados devem:
Fique de olho no Meu INSS ou ligue para 135 para verificar se seu benefício está regular. Qualquer pendência pode atrasar o recebimento!
A antecipação não está garantida. O JC Concursos atualizará esta matéria assim que houver novidades.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsempregosMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.