MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Hérnia de disco e dor lombar são as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil em 2023

Segundo o Ministério da Previdência Social, hérnia de disco e dor lombar foram as doenças que mais geraram benefícios por incapacidade temporária no Brasil em 2023

Hérnia de disco e dor lombar são as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil em 2023
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/01/2024, às 21h54

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Você sabia que hérnia de disco e dor lombar foram as doenças que mais afastaram os trabalhadores brasileiros do serviço em 2023? É o que revela um levantamento do Ministério da Previdência Social, que analisou os dados dos benefícios por incapacidade temporária concedidos pelo INSS.

O benefício por incapacidade temporária, também conhecido como antigo auxílio-doença, é um direito dos trabalhadores que precisam ficar afastados do trabalho por mais de 15 dias por motivo de doença. Para obtê-lo, é necessário passar por uma perícia médica que comprove a incapacidade.

De acordo com os dados do ministério, mais de 2,5 milhões de trabalhadores conseguiram esse benefício em 2023. A hérnia de disco foi a doença que mais causou afastamentos, com 51,4 mil casos. A hérnia de disco é uma condição que ocorre quando um dos discos que ficam entre as vértebras da coluna se desloca e comprime os nervos, causando dor, formigamento e fraqueza.

A hérnia de disco pode ser classificada em dois tipos, de acordo com a localização do disco afetado: transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia, que afeta a região lombar da coluna, e outros transtornos de discos intervertebrais, que afeta outras regiões da coluna. Juntos, esses dois tipos somam 89,2 mil casos de afastamento.

A dor lombar baixa, que é a dor na parte inferior da coluna, ficou em segundo lugar no ranking, com 46,9 mil casos. A dor lombar pode ter várias causas, como má postura, esforço físico, inflamação, infecção, trauma ou doenças degenerativas.

O ranking do ministério ainda destaca outras doenças que geraram afastamentos do trabalho em 2023, como leiomioma do útero (mioma no útero), fratura da extremidade distal do rádio (fratura no punho), síndrome do manguito rotador (dor no ombro), colelitíase (pedra na vesícula), hérnia inguinal (hérnia na virilha), transtorno misto ansioso e depressivo, lesões do ombro, entre outras.

Também estão nas primeiras 50 posições doenças graves como apendicite, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio. Veja a tabela completa abaixo:

PosiçãoCIDDoençaConcessões
M51.1Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia (Hérnia de Disco)51.453
M54.5Dor lombar baixa (Dor na Lombar)46.964
D25Leiomioma do útero (Mioma no útero)41.888
S52.5Fratura da extremidade distal do rádio (Fratura no Punho)39.666
M51Outros transtornos de discos intervertebrais (Hérnia de Disco)37.840
M75.1Síndrome do manguito rotador (Dor no ombro)35.267
K80Colelitiase (Pedra na vesícula)30.876
K40Hérnia inguinal (Hérnia na Virilha)29.749
F41.2Transtorno misto ansioso e depressivo28.514
10ºM75Lesões do ombro27.933

Essas doenças podem afetar a qualidade de vida e o bem-estar dos trabalhadores, além de gerar custos para a previdência social e para as empresas. Por isso, é importante prevenir e tratar essas condições, buscando orientação médica, fazendo exames periódicos, adotando hábitos saudáveis, praticando atividade física e evitando o estresse.

Direito ao benefício por incapacidade temporária

Se você está afastado do trabalho por alguma dessas doenças ou por outra razão, saiba que você tem direito ao benefício por incapacidade temporária. Para solicitá-lo, você deve acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, fazer o login com o seu CPF e senha, clicar em “Agendar Perícia” e seguir as instruções. Você também pode ligar para o telefone 135 e fazer o agendamento.

No dia da perícia, você deve levar os documentos pessoais, o atestado médico e os exames que comprovem a sua doença. O perito médico vai avaliar a sua situação e determinar se você tem direito ao benefício e por quanto tempo. O valor do benefício é calculado com base na média dos seus últimos 12 salários.

O benefício por incapacidade temporária é um direito dos trabalhadores que contribuem para a previdência social e que estão impossibilitados de exercer suas atividades por motivo de doença. Se você se enquadra nesse perfil, não deixe de solicitar o seu benefício e garantir a sua renda durante o período de afastamento.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.