MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Hora de planejar sua vida profissional!

Momento é propício para reflexão

Redação
Publicado em 06/02/2008, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Aproveite 2008 para mudar...

O ano está começando e não existe momento melhor para repensar a vida profissional. Com esperanças renovadas e mente relaxada é preciso parar para pensar no que vai indo bem e no que precisa ser melhorado em sua carreira - e se engana quem acredita que esse tipo de pensamento só é válido quando um profissional decide mudar de emprego.

"Quando falamos sobre mudanças na carreira não estamos necessariamente falando sobre mudanças de emprego. O planejamento de carreira inclui aprender um idioma, fazer uma especialização, enxergar novas oportunidades na empresa em que se está trabalhando e, inclusive, procurar uma nova oportunidade no mercado de trabalho", explica Stefi Maerker, diretora executiva da SEC Talentos Humanos.

Fazer um planejamento estratégico de carreira é definir aonde se quer chegar e o caminho a ser trilhado. Acredite: vale a pena dedicar tempo e energia para isso! "A cada momento de sua carreira o executivo precisa saber o que quer para os próximos anos. É preciso também saber o que fazer se seu plano der errado, assim fica mais fácil encarar a situação", aconselha Stefi. É o que chamamos de ter um plano B. Se parece difícil pensar no assunto, imagine o que você faria se perdesse seu emprego amanhã... Procuraria outra oportunidade ou abriria seu próprio negócio? Não se esqueça das pesquisas que mostram que os executivos demoram cerca de seis meses para arrumar uma recolocação e dos índices que mostram que a maioria das empresas abertas sem planejamento morre durante os três primeiros anos de operação...

Para evitar o desespero, existe um tipo de suporte: é o que chamamos de processo de coaching! O coaching é um acompanhamento pessoal e individual dado ao profissional na descoberta do seu potencial até o momento em que ele atinge os resultados desejados. O objetivo do trabalho pode ser adquirir determinadas competências e até fazer uma mudança específica. Em inglês, o termo coach tem origem na área Esportiva e é definido pelo papel do treinador de um time. "O coach atua no campo do desempenho do cliente em busca de resultados e satisfação pessoal e profissional", explica Stefi.

Vivian Maerker Faria, também diretora executiva da SEC, reforça a importância de se planejar em 2008, além de ter um plano B. "Toda carreira precisa de novas aspirações, coisas que tragam realização dentro e fora do ambiente de trabalho. O ideal é que o profissional tenha em mente um planejamento de uma vida ativa e equilibrada, retribuindo à sociedade seus conhecimentos e conquistas".

As dicas são:

Praticar o bem. Viva feliz e de bem com a vida! O mercado busca profissionais otimistas, afinal, nossa rotina é feita de imprevistos. Seja um pouco mais altruísta e pense em como ajudar o próximo de forma mais efetiva. Reveja seus valores e valorize mais o que você é e o que você tem.

Doar. E doação não tem a ver só com dinheiro. Você pode doar um pouco do seu tempo e muito do seu conhecimento - crescer é dividir!

Sonhar. O sonho é seu, e cada sonho é único, pessoal e intransferível. A beleza da vida está na simplicidade das coisas, por isso, não busque sonhos mirabolantes... Simplifique! O sonho alimenta o entusiasmo e o entusiasmo é a força que nos leva a realizar o que antes parecia impossível. O sonho alimenta o entusiasmo que existe dentro de você e é o começo de tudo; é a mola que move desejos e realizações.

Realizar. Que tal colocar seus sonhos no papel? Transforme-os em projeto e, depois, em realidade. Sonhar só por sonhar não leva a nada. Carreiras mudam de acordo com as aspirações e realizar os próprios sonhos é coisa para poucos. É o maior presente que podemos dar a nós mesmos! Não importa qual seja o seu sonho, o que importa é o que você está fazendo para realizá-lo. Sua vida merece este presente! Lembre-se de que sonhar pequeno e sonhar grande dá o mesmo trabalho, por isso sonhe GRANDE!

Para mais informações sobre coaching e gestão de carreira, acesse http://www.secth.com.br/gestaoCarreira.php.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Carreira

Carreira
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: www.dinamicaconsultoria.com.br

+ Agenda

05/02/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.