Empreendimento, localizado ao lado da última estação da linha leste-oeste do metrô de São Paulo, em um terreno
Está quase tudo pronto para a inauguração do mais novo centro comercial da Zona Leste de São Paulo: trata-se do Shopping Metrô Itaquera, idealizado pelo consórcio empreendedor formado pelas empresas Construbase e Participa. Com inauguração prevista para o próximo mês de outubro, o primeiro shopping center da região está localizado na última estação da linha leste-oeste do metrô de São Paulo – a Corinthians-Itaquera. A obra vem consumindo investimentos da ordem de R$ 180 milhões e, quando inaugurada, gerará cerca de 3500 empregos diretos.
Construído sobre um terreno de 120 mil metros quadrados, ao lado do maior Poupatempo do Estado de São Paulo, o shopping, com 40 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), abrigará cerca de 200 lojas, distribuídas entre setores como vestuário, casa, lazer, alimentação, hipermercado e complexo de cinemas.
O potencial de consumo nesse ponto da cidade registra a marca 1,75 milhão de consumidores, destaca Paulo Emílio M. de Castro, diretor do consórcio empreendedor. Estudos envolvendo áreas de influência, fluxo diário e poder aquisitivo apontam que o novo centro de consumo e lazer atrairá consumidores vindos, sobretudo, da própria Zona Leste, assim como dos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba, Suzano e Mogi da Cruzes, regiões que ultrapassam o final da linha do metrô e que estão dispostas no percurso dos trens da CPTM.
Lojas
O novo empreendimento será ancorado pelas já tradicionais marcas presentes em shopping centers, como: Extra Hipermercados (do Grupo Pão de Açúcar), C&A, Marisa, Casas Bahia, Pernambucanas, Preçolândia, Besni e Magic Games. Completa essa lista de âncoras um complexo de cinemas, que será operado pela rede espanhola BOX - estreante na Capital -, que contará com nove salas.
O Shopping Metrô Itaquera também já tem confirmada a presença de redes como TNG, Leporello, Deny Sports, Zêlo, Ilha do Surf, TIM, Khelf, Óticas Carol, Bob’s, Spoleto, Giraffas, Bob’s, Claro, Besni, Torquay, Central Surf, dentre outras.
Por enquanto já foram comercializados 85% da área locável do empreendimento, mas tudo leva a crer que os espaços restantes serão preenchidos rapidamente, visto que o centro comercial foi estrategicamente construído em uma das áreas de maior densidade demográfica da região metropolitana de São Paulo e que ainda não está atendida por um shopping regional.
Empregos
Apesar de as contratações ainda não terem sido iniciadas, o cargo que reúne o maior número de vagas em centros comerciais, geralmente, é mesmo o de Vendedor e/ou Atendente de Loja, mas sempre são criadas muitas chances também para Empacotadores, Repositores, Vitrinistas, Estoquistas, Demonstradores de Produtos e Operadores de Caixa, dentre outros profissionais.
Boa parte dos lojistas de shoppings, em geral, nem exige que seus colaboradores tenham experiência anterior: muitos até preferem candidatos em busca de seu primeiro emprego, pois desta forma terão chances de treiná-los. Mas é importante ressaltar que, para atuar no comércio, é imprescindível que o profissional goste de trabalhar com pessoas.
Os interessados, basicamente, precisam ser simpáticos, alegres, dinâmicos e devem estar sempre dispostos a ajudar. Além disso, quem trabalha ou pretende ingressar na área comercial já deve ter em mente que bons Vendedores precisam descobrir exatamente o que o cliente necessita e devem saber quando oferecer determinado produto (feeling de Vendedor).
Outro requisito bastante exigido por lojistas é a conclusão do ensino médio (antigo 2º grau). Se o interessado não tiver concluído este grau de escolaridade, que pelo menos esteja prestes a terminá-lo. É fundamental, também, ter disponibilidade de horário.
A média salarial oferecida a estes profissionais pode variar muito e depende, basicamente, de alguns fatores: tamanho da loja e valor da porcentagem oferecida como comissão (quando é o caso).
Serviço: geralmente, quem costuma montar bancos de currículos para serem consultados pelos lojistas são as empresas administradoras de cada empreendimento, mas como o Shopping Metrô Itaquera ainda não definiu qual empresa o administrará, os interessados em trabalhar em uma das lojas do novo centro comercial podem cadastrar-se, inicialmente, no site da rede de seu interesse, que no novo shopping estará presente. Seguem algumas sugestões:
• Extra Hipermercados: www.grupopaodeacucar.com.br;
• C&A: www.ceamodas.com.br;
• TNG: www.tng.com.br;
• Marisa: www.marisa.com.br;
• Casas Bahia: www.casasbahia.com.br;
• Pernambucanas: www.pernambucanas.com.br;
• Besni: www.besni.com.br;
• Spoleto: www.spoleto.com.br;
• Giraffas: www.giraffas.com.br;
• Central Surf: www.centralsurf.com.br;
• Claro: www.claro.com.br;
• Bob’s: www.bobs.com.br;
• Torquay: www.torquaysurf.com.br.
Quando o shopping for inaugurado, também não custa nada visitar o empreendimento e entregar seu currículo pessoalmente aos empregadores. Muitas destas despretensiosas visitas poderão render, no mínimo, convites para entrevistas!
Cristiane Navarro Vaz/SP
Siga o JC Concursos no Google News
Shop. Itaquera
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade:
Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.