Tudo Sobre

Concurso FIESP

Indústria Paulista cresce e cria 5 mil vagas

Em coletiva realizada ontem (12/09), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou o Índi



Redação
Publicado em 13/09/2007, às 13h09

Em coletiva realizada ontem (12/09), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou o Índice de Emprego que apresentou alta de 0,23% em relação a julho, sem ajuste sazonal, o que significa a criação de 5 mil novos postos de trabalho. Com ajuste sazonal, o resultado foi de 0,36%. Este é o oitavo mês de crescimento consecutivo registrado pela indústria de transformação paulista.

No acumulado do ano, o índice é de 7,58%, o que em números absolutos representa 157 mil vagas. Na variação dos 12 meses, o avanço foi de 3,76%, o que equivale à geração de 81 mil vagas. O resultado ficou ligeiramente abaixo do esperado, e segundo o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini, o fato se deve ao encerramento das operações da LG Phillips, que acarretou queda no número de empregos do setor de material eletrônico e de aparelhos e equipamentos de comunicações. "Sem esse fechamento o índice teria atingido 0,34% sem ajuste sazonal e 0,45% com ajuste", declarou Francini.

O setor de açúcar e álcool registrou, pelo terceiro mês consecutivo, queda na contratação, mas continua sendo o principal responsável pela geração de novos postos de trabalho. No acumulado do ano, o setor foi responsável por 64% das vagas geradas, enquanto os outros setores analisados pelo Índice responderam por 36%.

Francini classificou o atual índice como "nada surpreendente". Segundo o diretor, "o mês de agosto está acompanhando o bom andamento da indústria de transformação. O número está dentro do que esperávamos".
Dos 21 setores que fazem parte da pesquisa, 14 tiveram desempenho positivo em relação ao emprego no mês passado, seis apresentaram desempenho negativo e um foi considerado estável.

Em agosto, os setores que mais contrataram foram Fabricação de Máquinas para Escritório e Equipamentos de Informática (1,90%), Preparação de Couros e Fabricação de artefatos de Couros, Artigos de Viagem e Calçados (1,71%) Fabricação e Montagem de Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias (0,86%). Os setores que registraram resultados negativos foram Fabricação de Material Eletrônico e de Aparelhos e Equipamentos de Comunicação (-6,90%) e Fabricação de Coque, Refino de Petróleo, Elaboração de Combustíveis Nucleares e Produção de Álcool (-1,92%).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fiesp

+ Resumo do Concurso FIESP

FIESP
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: www.saber.srv.br
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

12/09/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas