Os selecionados atuarão nas dez unidades da empresa nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Amazonas
A International Paper, fabricante de papéis e embalagens, abre inscrições para o “IP Next Generation”, programa de trainee e estágio que visa atrair e desenvolver potenciais talentos. São 50 oportunidades de estágio e 15 de trainee para atuar nas dez unidades da empresa nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Amazonas.
Para participar do programa de estágio, a International Paper está buscando estudantes de cursos superiores e técnicos que tenham o perfil cultural da companhia, ou seja, que tenham energia, dinamismo e interesse em se desenvolver. Os candidatos devem ter previsão de conclusão de curso entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018.
O programa seleciona jovens comprometidos com seu desenvolvimento profissional, que tenham aderência cultural com a IP, alto nível de maturidade, mobilidade ilimitada, graduados entre dezembro de 2014 a dezembro de 2016 e com inglês avançado.
LEIA TAMBÉM
Cadastre seu currículo por 7 dias gratuitos para concorrer a vagas de emprego
Este ano, a empresa disponibiliza dois modelos de programas de trainees: o Programa Corporativo e o Programa Expert. Ambos têm o objetivo de identificar e capacitar potenciais por meio de um desenvolvimento acelerado para que possam no futuro assumir posições de liderança na International Paper. A principal diferença está no foco dos programas: enquanto o Corporativo tem um foco generalista e proporciona um aprendizado macro das diretorias onde o trainee irá atuar, o Trainee Expert tem foco nas áreas Industriais, para que o recém-formado obtenha conhecimentos técnicos mais aprofundados da área onde irá trabalhar no final do programa.
Os interessados devem efetuar a inscrição no site www.ipnextgeneration.com.br até o dia 31 de outubro.
Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.
A facilidade da tecnologia contribui para o problema, explica Erick Sperduti, coordenador de recrutamento e seleção do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube). “Com o fácil acesso à tecnologia e condições de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística”, diz.
Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. “Alguns se condicionam muito com esse tipo de 'escrita encurtada' e acabam por cometer erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional”, comenta Erick.
Se por um lado a tecnologia pode deixar as pessoas mal acostumadas, por outro, possibilita novas opções aos leitores, mesmo que de maneira virtual. Sperduti afirma que “a Era Digital também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. O grande problema está na mentalidade do brasileiro em não praticar o hábito da leitura”.
Já conquistou a tão sonhada oportunidade de estágio e quer crescer na empresa? O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) orienta em cinco fatores para você elevar as chances de ser efetivado.
O primeiro passo é ser proativo, ou seja, mostrar interesse e iniciativa sempre, além de se familiarizar com as necessidades da área e estar apto a ajudar nas demandas apresentadas.
Aceitar feedback (retorno) é outro fator. Esteja aberto e atento. O estagiário é um profissional em franca formação. A terceira dica é cumprir todos os compromissos assumidos, aspecto 100% ligado com a responsabilidade. Neste caso, nos referimos a prazos e materiais a ser produzidos, como relatórios ou qualquer outra atividade.
O quarto fator é dedicar-se a fazer novos contatos (networking), afinal nunca sabemos quando vamos precisar das pessoas no campo profissional. Por isso, conquistar parcerias é mais um item. Lembre-se de contribuir com todos a sua volta, sem levar em conta o nível hierárquico. Dessa forma, quando precisar, terá aliados no seu entorno.
Por último, e não menos importante, é necessário usar o poder da simpatia e felicidade, pois os entusiastas, independentemente do desafio, sempre encontram uma maneira de solucioná-lo.
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.