O suicídio é um problema de saúde pública que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Saiba como as empresas podem contribuir para a prevenção e o apoio aos colaboradores que sofrem com esse transtorno
O mês de janeiro é marcado pela campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e emocional. Um dos temas mais delicados e urgentes nessa área é o suicídio, que é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
No Brasil, os dados são alarmantes: cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, o que equivale a uma morte a cada 45 minutos. Além disso, estima-se que para cada suicídio, há pelo menos 20 tentativas frustradas. Esses números revelam o sofrimento de milhares de pessoas que precisam de ajuda e acolhimento.
O suicídio é um problema de saúde pública que pode ser prevenido em 90% dos casos, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Para isso, é fundamental que as pessoas que sofrem com esse transtorno recebam o tratamento adequado e o apoio da família, dos amigos e da sociedade.
Para a psicóloga Fátima Macedo, especialista em Saúde Mental no Trabalho e CEO da Mental Clean, as empresas também têm um papel importante na prevenção e no combate ao suicídio entre os colaboradores. Afinal, o trabalho é um dos principais fatores que influenciam a saúde mental das pessoas, podendo gerar tanto satisfação quanto estresse, ansiedade e depressão.
LEIA TAMBÉM
Um levantamento realizado com 300 empresas, pela Mental Clean - Consultoria de Saúde Mental no Trabalho, mostrou que os índices de tentativa e ideação suicidas tiveram um aumento de 367% em 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Apesar de este ser um número preocupante, ele também indica que cada vez mais as pessoas têm buscado ajuda.
“Esse aumento reforça, portanto, a importância do Janeiro Branco, cujo objetivo é conscientizar e trazer ao dia-a-dia discussões, sobretudo no meio corporativo, sobre ações que podemos tomar para evitar que mais pessoas tirem a própria vida. Ao longo da pandemia, foi perceptível um aumento das ideações e tentativas de suicídio nos programas de saúde mental das empresas em que a Mental Clean atua. E esse índice continuou a subir em 2023”, afirma Macedo.
A média de idade das pessoas atendidas foi de 31 anos, sendo 66% mulheres. Além dos registros, observou-se um aumento considerável também nos mapeamentos de saúde mental realizados pela Mental Clean, nos quais os dados variaram cerca de 2%, chegando a ter de 7% a 10% de respondentes referindo "ter tido ideia de acabar com a vida".
“Por isso, é essencial que as empresas invistam em programas de saúde mental, que ofereçam suporte psicológico, orientação profissional, palestras, workshops e outras atividades que promovam o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores”, alerta.
O Janeiro Branco é uma oportunidade para as empresas se engajarem nessa causa e contribuírem para a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental. Afinal, cuidar da mente é cuidar da vida.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsempregosestágiostraineesMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.