MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Mad skills: como os hobbies podem o ambiente de trabalho

As mad skills são habilidades pessoais que podem agregar valor ao ambiente profissional, como os hobbies e outras atividades feitas fora do trabalho. Saiba como elas podem melhorar o ambiente de trabalho

Mad skills: como os hobbies podem o ambiente de trabalho
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 09/02/2024, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Você sabia que os seus hobbies podem fazer a diferença na hora de conseguir um emprego ou de se destacar no trabalho? Um novo tipo de habilidade dos candidatos a vagas de emprego está começando a chamar mais atenção dos recrutadores. As mad skills são itens geralmente ignorados nos processos seletivos, como os hobbies e outras atividades feitas fora do ambiente de trabalho. 

Contudo, elas podem agregar para a tarefa desempenhada no ambiente profissional. Estudo recente da Robert Half mostrou que 66% dos agenciadores ao redor do mundo as consideram relevantes na hora de escolher por um colaborador.

As mad skills podem revelar aspectos da personalidade, dos interesses, dos valores e das competências dos candidatos, que nem sempre são captados pelos currículos tradicionais ou pelas entrevistas. Além disso, elas podem ajudar a montar equipes mais inclusivas e diversas, já que vão além das habilidades padrões e consideram fatores mais pessoais.

Estruturar quadros de colaboradores diversos e inclusivos precisa ir além de trazer grupos minorizados, mas sim agregar pessoas de pensamentos e características diferentes. Se todos em uma equipe pensam e agem do mesmo jeito, não temos um time. Em um grupo de trabalho, quanto mais pessoas diferentes, maior a chance de enfrentarmos bons conflitos, aumentarmos a criatividade e construirmos soluções melhores”, afirma Karine Silveira, CPO da Impulso, People Tech que oferece serviços especializados em todo o fluxo de atração, contratação, desenvolvimento e retenção de times de tecnologia remotos.

A executiva complementa que cada vez mais as empresas estão focando em conhecer a história e os sonhos dos seus candidatos. 

Isso é simplesmente perfeito, porque ao conhecer alguém mais profundamente, temos mais noção sobre com quem gostaríamos de trabalhar, seja porque esta pessoa carrega habilidades técnicas incríveis ou por ter uma história de vida que pode se encaixar no time, ainda que tenha alguns gaps técnicos para resolver”, explica a executiva.

Para ela, as mad skills podem ajudar a desenvolver novas habilidades e a melhorar aquelas já existentes, já que o compartilhamento de experiências, conhecimento de novas pessoas e a criação de conexões colabora para isso. “Trocar experiências sobre hobbies, esportes e atividades completamente diferentes pode dar espaço para conversas inovadoras, o que é sempre muito interessante para abrir os olhares sobre o mundo e sobre a diversidade de pessoas”, explica.

Como exemplo de aplicação das mad skills no ambiente de trabalho, a executiva menciona a prática esportiva e atividades artísticas. “Uma pessoa que joga algum esporte coletivo provavelmente terá mais facilidade de interagir em grupos do que quem prefere atividades mais individuais. Posso citar também a melhoria na criatividade com a adoção da arte, como a pintura, que é o meu hobby, além de música e desenho, por exemplo. Não só porque essas práticas desenvolvem a criatividade, mas também contribuem para momentos de desopressão, o que leva a uma mente mais leve e tranquila e, consequentemente, um ambiente propício para novas ideias”.

As mad skills podem ser um diferencial competitivo tanto para os candidatos quanto para as empresas, que podem se beneficiar de uma maior diversidade de talentos, perspectivas e soluções. Por isso, vale a pena valorizar e compartilhar as suas habilidades pessoais, que podem fazer a diferença no seu sucesso profissional.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.