Tudo Sobre

Concurso Mercado de Trabalho

Maio: é tempo de conquistar espaço no mercado

Por Janete Teixeira Dias*



Redação
Publicado em 03/05/2007, às 09h34

Por Janete Teixeira Dias*

Criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris, o Dia Mundial do Trabalho é uma homenagem à greve geral que aconteceu em 1886, em Chicago, nessa mesma data. Durante a greve, os trabalhadores protestaram contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigiram a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias. A repressão ao movimento foi violenta e no confronto com a polícia houve prisões, feridos e mortos. Em memória dos mártires desse evento, simbolizando a luta dos trabalhadores, foi instituído que o dia 1º de maio seria o Dia Mundial do Trabalho. Desde então, a data tem se constituído num momento para se comemorar, bem como para refletir e reivindicar melhores condições para os trabalhadores.

No Brasil, porém, não há muito o que comemorar, uma vez que a taxa de desemprego nacional, apurada nas seis maiores regiões metropolitanas, subiu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu 10,1% em março de 2007, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para os que estão atualmente em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, a situação é de ansiedade e até de descrença em relação a mudanças significativas na política nacional para geração de novas possibilidades de emprego.

Enquanto as mudanças não ocorrem, a sugestão para driblar essa situação é que o profissional busque definir estratégias que o ajudem a pensar criativamente sobre sua carreira e que procure investir na melhoria de suas qualificações pessoais. Para tanto, seguem aqui algumas dicas:

Tenha visão de futuro
Pense no que você quer fazer daqui a cinco anos, por exemplo, e estabeleça etapas para atingir esse objetivo. Daí fica mais fácil selecionar as funções, as características das empresas nas quais você gostaria de trabalhar, tendo sempre claro o que falta para conseguir essa colocação.

Analise o mercado de trabalho
É importante também analisar como está o mercado de trabalho na sua área, para saber em quais segmentos há mais oportunidades.

Conheça a empresa em que deseja trabalhar
Antes de ir para uma entrevista, informe-se previamente sobre a área de atuação, os clientes e a filosofia de trabalho, entre outros. Aos olhos do entrevistador, isso demonstrará interesse do candidato e pode contribuir para a conquista da vaga.

Faça um brainstorming com pessoas conhecidas
Reúna-se, separadamente, com uns 10 amigos e/ou colegas, e pergunte a eles o que percebem em você, como suas principais características positivas, bem como os pontos que precisam ser mais bem desenvolvidos. Ouça o que eles têm a dizer, sem entrar na defensiva. Lembre-se que por vezes as coisas mais difíceis de se ouvir são aquelas que realmente necessitamos saber e que podem nos fazer mudar o rumo de nossa vida.

Aproveite e pergunte também sobre as atividades que eles têm desenvolvido. Pergunte sobre indicações de pessoas com as quais poderia conversar e obter informações sobre oportunidades profissionais e as qualificações necessárias para cada uma delas. Esse é um momento de aprendizado, de troca e fortalecimento de vínculos. Toda a troca de informação gerará contribuição para o seu crescimento pessoal e profissional, bem como poderá garantir contatos valiosos.

Mantenha ativa sua rede de contatos
Não deixe de ligar para amigos, parentes, pessoas com as quais tem ou teve contato e que de alguma forma podem lhe auxiliar nesse movimento de prospecção de mercado, em busca de uma oportunidade profissional. Compartilhe com essas pessoas suas metas e esteja disponível para receber as dicas que elas estiverem dispostas a lhe oferecer.

Atualize-se
No cenário atual, é importante saber qual o impacto que os novos paradigmas tecnológicos impõem à sua atividade e à criação de novas oportunidades de carreira. Isto é fundamental para que você não fique ultrapassado. Além disso, investir em cursos extras, tais como idiomas e informática, é essencial.

Controle e revise seus planos
Faça também uma revisão constante de seus planos e tenha flexibilidade para reformulá-los conforme as mudanças de cenários.

Faça seu currículo
Esta atividade é um exercício para saber quais são seus pontos fortes e fracos para a vaga dos seus sonhos.

Fique atento às oportunidades sazonais
As empresas, principalmente do comércio varejista, costumam abrir muitas vagas temporárias em épocas de aumento das vendas, como o Dia das Mães (maio) e o Natal (dezembro).

Prepare-se para a seleção
Agora que você já tem clara a visão de futuro, sabe como está o mercado para a sua área, conhece as empresas que mais interessam, prepare-se para a seleção. Procure ter todos os argumentos para que a empresa lhe contrate. Faça o seu marketing pessoal e boa sorte!

*Janete Teixeira Dias é coordenadora da área de Gestão de Carreiras da FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista e da Faculdade Módulo. É psicóloga, especialista em psicodrama, professora de cursos de pós-graduação e consultora organizacional.

+ Resumo do Concurso Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

02/05/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas