MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mais de 130 mil mães se inscrevem para trabalhar nas escolas da Prefeitura SP

O Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs é uma iniciativa realizada pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Educação

Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs
Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs - Divulgação
Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

douglas@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/02/2023, às 10h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Prefeitura SP encerrou na última quarta-feira, 8 de fevereiro, as inscrições no Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs, iniciativa das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Educação. Foram recebidas 133,8 mil inscrições para 4 mil vagas, voltadas a mães com filhos na rede municipal de ensino ou da comunidade escolar. As selecionadas contarão com bolsa-auxílio de R$ 1.386 para seis horas diárias de atividades, de segunda a sexta-feira.

Entre 9 e 14 de fevereiro a equipe técnica do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizará o cruzamento das informações fornecidas pelas interessadas e selecionará as 4 mil beneficiárias de acordo com os critérios do programa. “Nossos técnicos, além de avaliar as exigências do POT, também analisarão se a mulher tem filho matriculado na rede municipal, se ela faz parte da comunidade escolar e a proximidade da casa delas até a unidade de ensino para facilitar a locomoção e o trabalho de busca ativa”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Após esta etapa, as mulheres que estiverem dentro do perfil serão contatadas via e-mail e SMS para comparecer a partir do dia 16 de fevereiro em uma unidade do Cate. Será necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência, além de entregar cópia simples de cada documento. Estando apta, no ato da entrega, será assinado o termo de responsabilidade e compromisso, que permite a entrada no programa. A previsão é que as selecionadas sejam chamadas entre os dias 16 e 17 de fevereiro e inicie as atividades nas escolas municipais em 1º março.

"O trabalho das Mães Guardiãs se tornou indispensável, com a contribuição para a permanência das crianças nas escolas e fortalecimento de vínculos com as famílias. Todos os esforços são importantes e necessários para oferecer o melhor atendimento aos estudantes", afirma Fernando Padula, secretário municipal de Educação.

Nova função das Mães Guardiãs

As Mães Guardiãs realizarão, prioritariamente, ações voltadas para a proteção do direito à escolarização, como o apoio no acompanhamento da frequência escolar e as visitas domiciliares nos casos de frequência irregular. Além disso, irão colaborar para a boa convivência escolar dos estudantes, para o fortalecimento da atuação familiar, para a defesa dos direitos humanos e para o auxílio no cumprimento dos protocolos sanitários para a saúde coletiva.

As participantes receberão capacitação on-line pelo Portal do Cate e formação contínua sobre educação em diretos humanos pela Secretaria Municipal de Educação.

Para fazer parte do POT é necessário ter entre 18 e 59 anos, ser moradora da capital, estar desempregada há mais de quatro meses, sem receber seguro-desemprego. Outras exigências são ter renda de até meio salário mínimo nacional por pessoa da família e pertencer à comunidade escolar. A legislação atual prevê que as beneficiárias podem atuar no projeto por até 24 meses.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Cate 2024

Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo
Vagas: 700
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Analista, Assistente, Vendedor, Porteiro
Áreas de Atuação: Administrativa, Saúde, Educação, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: Prefeitura de São Paulo
Estados com Vagas: SP
Cidades: São Paulo - SP

+ Agenda

01/01/2021 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/12/2024 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
empregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.