MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

MEC anuncia mudanças no Enem 2017

Entre as principais mudanças, é que neste ano, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro

Douglas Terenciano
Publicado em 09/03/2017, às 14h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quinta-feira,dia 9, uma série de novidades na edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre as principais mudanças, é que neste ano, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro. Nas edições anteriores, os exames eram realizados durante um final de semana, sendo uma avaliação no sábado e outra no domingo.

Ainda de acordo com o MEC, a decisão de alterar o esquema de datas do Enem foi tomada após a realização da consulta pública sobre o exame, entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro. Dos mais de 600 mil participantes, 63,70% votaram que o Enem deveria ocorrer em dois dias e 36,30%opinaram que deveria ser aplicado em um dia só.

Ordem das provas

Redação, linguagens e ciências humanas serão os temas do primeiro dia, com duração de cinco horas e meia de prova. Uma semana depois será feita a prova de matemáticas e ciências da natureza, com quatro horas e meia para realização.

Confira as demais mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação:

- Cadernos de prova serão personalizados, com nome e número de inscrição na capa e cartão de respostas

- Não serão divulgados dados do Enem por escola

- Isentos do pagamento da inscrição que não comparecem perdem direito ao benefício no ano seguinte se a ausência não for justificada

- Enem não valerá como certificado do ensino médio

- Solicitação de tempo adicional para atendimento especial deve ser solicitada na inscrição

- MEC diz que estudantes recusaram, em consulta pública, possibilidade de fazer a prova no computador

Inscrições

A previsão é de que o edital seja publicado no dia 10 de abril e as inscrições para o Enem 2017 ficarão abertas entre os dias 8 e 19 de maio.

O MEC informa que continuarão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio de escolas públicas, os candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aqueles que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral de escola privada. A novidade do Enem 2017 é que passam a ser isentos também aqueles que tiverem cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), que reúne famílias em situação de pobreza e pobreza extrema.

Os resultados do Enem 2017 serão divulgados em 19 de janeiro de 2018. Os candidatos continuarão podendo acessar o resultado por área de conhecimento e o desempenho individual.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso MEC

MEC - Ministério da Educação
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

09/03/2018 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.