MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Menos stress e mais tempo pra você

Especialista dá dicas para tornar-se mais produtiva durante o expediente

Redação
Publicado em 19/02/2008, às 10h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Parece até chique dizer que está estressada e viver correndo, mas não é verdade. Inclusive, experimente dizer: “Estou tranqüila”. As pessoas vão lhe perguntar se perdeu o emprego ou está de férias. A sociedade vinculou os conceitos de carreira e trabalho a estresse e correria.

Ser mulher nos dias de hoje não é fácil e o problema de falta de tempo se torna, cada vez mais, uma constante no universo feminino. A mulher do século XXI sabe o que quer, tem autonomia e voz ativa, participa das decisões, conquista sua independência financeira e busca cada vez mais ganhar espaço em todas as áreas.

Os novos tempos e a sociedade do conhecimento colocaram a mulher em posição de destaque. Hoje, sua capacidade, suas habilidades e competência fazem a diferença e não mais a força. Assim, a mulher assumiu um papel vital e irreversível em nosso tempo.

Porém, as cobranças feitas por elas mesmas para ser aquele modelo de sucesso estampado em revistas e que apresenta uma mulher linda, competente e realizada profissional e pessoalmente, fazem com que ela se dedique mais, fique até tarde no trabalho, perca os fins de semana e sempre ache que está fazendo pouco e poderia fazer mais. Sua cobrança pessoal é exagerada e no final, seu tempo se torna escasso.

Essa nova posição feminina na sociedade acabou por trazer um acúmulo de tarefas, pois a mulher moderna tem múltiplos papéis simultâneos (mãe, esposa, amiga, profissional, namorada e etc.) e às vezes falta tempo para ela mesma. Todo esse cenário resulta em stress e frustração.

Algumas dicas que posso dar para ser mais produtiva na hora do expediente e não deixar que o stress tome conta de sua vida:

- Faça primeiro o que for mais rápido e fácil – As atividades de curta duração (5 a 20 minutos) devem ser feitas antes, pois sua liberação é mais rápida.

- Concentre-se no urgente – Para algumas metodologias, isso pode parecer até mesmo um pecado, mas, se você deixar o urgente pra depois, ele crescerá e se tornará tão imperativo que talvez lhe custe muito caro.

- Descubra seu ponto produtivo – Se você atua melhor pela manhã, concentre suas atividades mais complexas nesse período. Se, pelo contrário, você não atua bem de manhã, execute as atividades mais simples nessa parte do dia.

- Delegue na parte da manhã – Quando houver necessidade de delegar alguma atividade, faça isso o mais cedo possível. Assim, a pessoa para quem você delegar pode se programar melhor.

- Aproveite a hora do almoço – Se você precisa comprar um presente, vá almoçar no shopping mais próximo. Se teve uma manhã difícil, procure fazer uma massagem rápida antes de voltar ao escritório. As mulheres conseguem aproveitar bem o horário do almoço para atender a essas pequenas tarefas.

Para conquistar o equilíbrio do tempo na vida pessoal e profissional é preciso equilibrar papéis, estabelecer metas, planejar a semana e priorizar o dia. Caso contrário, tudo fica impossível. Tudo é uma questão de mudança de hábitos. E a pergunta que eu faço é: você está disposta a fazer essa mudança?

* Christian Barbosa - Autor do livro A Tríade do Tempo - A Evolução da Produtividade Pessoal, pela Editora Campus e do livro exclusivo para mulheres: Você, Dona do Seu Tempo - Editora Gente, é um dos maiores especialistas em gerenciamento de tempo e produtividade pessoal e empresarial do País. Mais informações nos sites www.triadedotempo.com.br e www.christianbarbosa.com.br

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Carreira

Carreira
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: www.dinamicaconsultoria.com.br

+ Agenda

18/02/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.