MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Ministério da Educação oferece vagas para 200 cursos gratuitos; veja áreas

Os cursos do Ministério da Educação permitem a emissão de certificado e são direcionados a estudantes de ensino médio, superior ou profissionais das áreas

Prédio do Ministério da Educação, em Brasília
Prédio do Ministério da Educação, em Brasília - Divulgação
Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

douglas@jcconcursos.com.br

Publicado em 09/06/2023, às 10h28 - Atualizado às 10h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a abertura de vagas para aproximadamente 200 cursos livres gratuitos em diversas áreas, incluindo turismo, comunicação, idiomas e produção cultural. A capacitação será de forma on-line por meio da plataforma Aprenda Mais. Os cursos permitem a emissão de certificado e são direcionados a estudantes de ensino médio, superior ou profissionais das áreas.

Vale destacar que os cursos oferecidos pelo Ministério da Educação não possuem acompanhamento de professores ou aulas ao vivo. Com isso, os alunos poderão acompanhar o curso em qualquer ritmo com o auxílio de textos e vídeos.

O Ministério da Educação informa que não há limite de vagas e as inscrições podem ser feitas a qualquer momento. A carga horária varia entre 20 e 60 horas dependendo do curso.

Os cursos oferecidos pelo Ministério da Educação são para as áreas de Ambiente e saúde; Informação e comunicação; Ciências exatas; Ciências humanas; Desenvolvimento educacional e social; Gestão e negócios; Idiomas, línguas e literatura; Informação e comunicação; Produção alimentícia; Produção cultural e design; Recursos naturais; Segurança; e Turismo, hospitalidade e lazer.

Como se inscrever nos cursos gratuitos do MEC?

Para realizar a inscrição e ter acesso aos conteúdos, é necessário ter cadastro na plataforma Aprenda Mais: https://aprendamais.mec.gov.br. Na página inicial, é só clicar em alguma das áreas de conhecimento e depois em “criar uma conta”. Por fim, é só preencher as informações e criar uma senha. Caso já tenha cadastro no site, é só fazer o login.

Dica - Evite erros no português! Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.

A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.

Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.

Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.