Até o dia 23 de novembro ocorre na Praça da Sé, região central, a segunda edição do Pop Rua Jud Sampa
Até o dia 23 de novembro ocorre na Praça da Sé, região central, a segunda edição do Pop Rua Jud Sampa. O evento é promovido pelo TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), em parceria com diversas instituições públicas e organizações não governamentais, com o objetivo de oferecer serviços de assistência gratuitos a pessoas em situações de rua.
A Prefeitura SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, leva ao evento uma das unidades móveis do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), que disponibiliza atendimento para auxiliar na reinserção no mercado de trabalho, na capacitação profissional e na geração de renda.
“Um dos passos mais essenciais para que as pessoas que atualmente se encontram em situação de rua possam melhorar suas condições de vida é conquistar a capacidade de se manter financeiramente, seja pelo emprego ou gerando renda em atividades empreendedoras. Além de ser uma fonte de renda, o trabalho pode impulsionar o desenvolvimento pessoal. O Cate é focado em ajudar os indivíduos a encontrar sua vocação e poder atuar e evoluir profissionalmente em suas áreas de preferência. É muito importante para nós atingir este público, pois creditamos que ele tem potencial e pode aproveitar muito nossos serviços”, afirma Aline Cardoso, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Por meio do Cate, são realizados encaminhamentos para processos seletivos, instrução do trabalhador, orientação sobre o mundo do trabalho, dicas de como se portar em entrevistas e a redigir um bom currículo. Para os empreendedores, ou aqueles que pretendem ter o próprio negócio, também são disponibilizados diversos programas, oportunidades e inclusive a possibilidade de formalização como MEI – Microempreendedor Individual. É oferecida, além disso, uma variada gama de cursos de capacitação e qualificação em diversas áreas de atuação. Todos os serviços são gratuitos pelo Portal Cate e outros programas da Prefeitura.
LEIA TAMBÉM
O “Pop Rua Jud Sampa” atende à Resolução CNJ nº 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. O ato normativo prevê que os tribunais devem observar as medidas administrativas de inclusão, como a manutenção de equipe especializada de atendimento, preferencialmente multidisciplinar, em suas unidades.
O 1º Pop Rua Jud Sampa aconteceu entre os dias 15 e 17 de março deste ano. A edição atendeu mais de 8 mil pessoas. No período, foram distribuídas mais de 10 mil marmitas e aplicadas, pela Prefeitura de São Paulo, cerca de 300 vacinas.
Outros dos serviços prestados no evento incluem: orientação jurídica; emissão de documentos; cadastro e atualização em programas sociais (CadÚnico); regularização do título de eleitor; requerimentos de benefícios do INSS; orientações sobre direitos humanos, de imigrantes, das mulheres, de pessoas LGBTQIA+ e egressos do sistema penitenciário; testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite; vacinação para todas as idades; saúde bucal; orientação para diabetes, tuberculose, álcool e drogas; cortes de cabelo; maquiagem; brinquedoteca; serviços para animais de estimação; e mais.
Siga o JC Concursos no Google News
Cate
- Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo
Vagas: 700
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos: Analista,
Assistente,
Vendedor,
Porteiro
Áreas de Atuação: Administrativa,
Saúde,
Educação,
Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental,
Ensino Médio,
Ensino Técnico,
Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: Prefeitura de São Paulo
Estados com Vagas: SP
Cidades: São Paulo - SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.