O programa Pé-de-Meia 2025 oferece até R$ 3 mil para estudantes de baixa renda do ensino médio. Saiba como funcionam os incentivos, datas de depósito e como acessar o benefício
O Ministério da Educação (MEC) publicou o calendário oficial do programa Pé-de-Meia 2025, iniciativa que combate a evasão escolar ao oferecer incentivos financeiros a estudantes de baixa renda da rede pública.
Com a Portaria nº 143/2025, divulgada no Diário Oficial da União, o governo detalhou os prazos para depósitos, critérios de participação e valores dos benefícios.
Criado para estimular a permanência de jovens na escola, o programa funciona como uma “poupança educacional”. Os recursos são depositados diretamente em uma conta na Caixa Econômica Federal, aberta em nome do estudante, e podem ser sacados após a conclusão do ensino médio.
O benefício é automático: não é necessário se inscrever, desde que o aluno esteja matriculado e sua família cadastrada no CadÚnico.
LEIA TAMBÉM
Quem tem direito:
O programa oferece quatro tipos de benefícios, que somados podem chegar a R$ 3 mil:
Os valores ficam disponíveis em uma conta poupança da Caixa, criada automaticamente para cada aluno. O saque do incentivo-conclusão, porém, só é liberado após a aprovação no 3º ano. Já o benefício do Enem exige a entrega do certificado de conclusão.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsempregosestágiosMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.